O Porto venceu o Arsenal pelo placar mínimo no fim da tarde desta quarta-feira (21), no Estádio do Dragão, em jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Em um jogo truncado, marcado pela quantidade de faltas (14 do Porto e 22 do Arsenal), Wenderson Galeno fez um golaço de fora da área no último minuto da partida.
Como foram os brasileiros em Porto x Arsenal
Pepe – 5,5
Pepe ultrapassou Ryan Giggs e Alessandro Costacurta e se tornou o jogador mais velho a disputar a fase a eliminar da Champions League, com 40 anos de idade. O zagueiro luso-brasileiro teve pouco trabalho, já que o Arsenal pouco arriscou a defesa do Porto. Ele acabou a partida com três desarmes e dois cortes, mas com um drible sofrido.
Wendell – 6,5
O lateral-esquerdo fez de tudo para parar Bukayo Saka. Ficou praticamente por conta de marcar o “Starboy” e terminou a partida com três cortes, duas interceptações e três desarmes. Foi substituído por Stephen Eustaquio aos 45 minutos do segundo tempo.
Otávio – 6
O zagueiro recém-contratado pelo Porto jogou bem. Fechou a defesa pelo lado direito, apoiando João Mário e aplicando dois desarmes e bloqueando dois chutes.
Pepê – 6
O camisa 11 atuou como um meia-atacante e precisou buscar muito o jogo, principalmente pelo lado direito, o que não o colocou em situação tão confortável para ser agressivo dentro da área. Porém, mesmo tocando pouco na bola, deu um passe decisivo, um cruzamento e teve uma finalização bloqueada. No segundo tempo, fez uma grande jogada pelo lado direito, tocou para trás, mas o atacante não converteu.
Wenderson Galeno – 7
O luso-brasileiro teve simplesmente a bola do jogo. No primeiro tempo, recebeu um cruzamento de Pepê, acertou o travessão e no rebate chutou para fora. Uma chance incrível perdida pelo ala, que acabou se redimindo com um golaço de fora da área.
Evanilson – 5
Tocou pouco na bola. Precisou ir até a linha de fundo na defesa para auxiliar na marcação, ficou pouco na área e finalizou apenas uma vez.
Gabriel Magalhães – 6,5
Apelidado de “Rei” pela torcida do Arsenal, Gabriel Magalhães levou segurança à defesa londrina, com três cortes e um chute bloqueado, e trabalhou na construção de jogadas, atuando quase como um volante central da equipe comandada por Mikel Arteta.
Gabriel Martinelli – 4
Teve um embate brasileiro com Pepê no primeiro tempo, com o meia do Porto marcando muito o camisa 11 do Arsenal, que não fez uma grande partida. Acertou apenas um drible dos cinco que tentou pela ponta esquerda e errou os dois cruzamentos que tentou.
Jorginho – 5
Entrou aos 29 minutos do segundo tempo, no lugar de Leandro Trossard, para organizar o meio-campo do Arsenal. Arteta não ficou contente com a atuação dos meias de sua equipe, que perderam praticamente todos os duelos com Alan Varela e Nicolás González. Entretanto, o ítalo-brasileiro teve uma atuação apagada.
Simplesmente Pepê marcando o Gabriel Martinelli! Porto x Arsenal é MUITO BRASIL e eu posso provar! 🇧🇷😬 #CasaDaChampions
🎙️: @octaviobuzz pic.twitter.com/KdYteeK0i3
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) February 21, 2024
Jogo de volta na Champions League
Arsenal e Porto se reencontrarão no dia 12 de março, às 17h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Os Gunners precisam de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis.
Os Gunners agora voltam suas atenções para a Premier League. O Arsenal encara o Newcastle no próximo sábado (24), às 17h (horário de Brasília), no Emirates Stadium, em jogo válido pela 26ª rodada. O time do Norte de Londres busca manter sua invencibilidade de cinco jogos na liga para seguir na briga pelo título junto de Liverpool e Manchester City.
Pelo outro lado, o Porto visita o São Vicente no domingo (25), às 15h (horário de Brasília), no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo válido pela 23 rodada do Campeonato Português.