Destaques do Porto e ameaças ao Arsenal: como está a temporada de Pepê e Evanilson?

5 minutos de leitura

O Arsenal enfrenta o Porto nesta quarta-feira (21), às 17h (horário de Brasília). Os ingleses terão um grande desafio no Estádio do Dragão, com destaque para Pepê e Evanilson. Os dois brasileiros do time português foram peças chave na fase de grupos da Champions League e podem surpreender os Gunners.

A partida entre os Dragões e os Gunners será o primeiro confronto entre os times nas oitavas de final da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão, em Porto. O jogo da volta está marcado para o dia 12 de março, no Emirates Stadium, em Londres.

Versatilidade, dribles e assistências: como está a temporada de Pepê?

Pepê é formado nas categorias de base do Athletico Paranaense, Foz do Iguaçu, Coritiba e Grêmio. O atacante chegou ao time principal do Tricolor Gaúcho em 2017, permanecendo na equipe até 2021, quando foi vendido ao Porto.

O jogador foi ganhando espaço nos Dragões aos poucos, mas se destacou na temporada 2022/2023, quando se reinventou em campo. Embora seja atacante de origem, Pepê foi improvisado pelo técnico Sérgio Conceição como lateral, posição na qual se destacou.

Pepê em partida pelo Porto. Foto: Icon Sport

O brasileiro disputou os 55 jogos do Porto na temporada, sendo o primeiro atleta a atingir a marca pelo clube. Nesse período, foram cinco gols marcados e dez assistências, além de ser eleito o “Futebolista do Ano” dos Dragões.

O desempenho chamou a atenção de outras equipes e, conforme apurado pela PL Brasil em agosto de 2023, o Tottenham enviou uma proposta de 50 milhões de euros (R$ 264 milhões na cotação da época), recusada pelos portugueses.

Na temporada 2023/2024, o desempenho de Pepê continua sendo destaque, principalmente na criação das jogadas no ataque e apoio no setor defensivo.

Titular em cinco jogos na fase de grupos da Champions League, o brasileiro marcou um gol, na derrota para o Barcelona na quinta rodada, e deu duas assistências, a última na vitória contra o Shakhtar Donetsk, que garantiu a vaga do Porto nas oitavas de final.

Números de Pepê na Champions League

  • 5 jogos
  • 1 gol
  • 2 assistências
  • 20% de participações diretas em gols do Porto
  • 1,8 passes chave por jogo
  • 0,6 interceptações por partida
  • 4,6 bolas recuperadas por jogo

*Dados do Transfermarkt e Sofascore

Artilheiro e ‘garçom': Evanilson é a arma do Porto contra o Arsenal

Outro brasileiro que vem se destacando no Porto é Evanilson. Mas ao contrário do ex-Grêmio, o atacante enfrenta um forte concorrente na briga pela posição de titular.

Revelado no Fluminense, Evanilson chegou ao Porto em 2020, atuando pelo time principal e pelo time B da equipe. O atacante joga na mesma posição de Taremi, um dos grandes ídolos da história recente do clube.

A forte concorrência faz com que Evanilson reveze entre a titularidade e ataque, mas o jogador tem aproveitado as oportunidades na ausência do iraniano e foi fundamental para os Dragões na fase de grupos da Champions League.

Evanilson comemora gol pelo Porto. Foto: Icon Sport

O ex-Fluminense foi o artilheiro do Porto na fase de grupos ao lado do também brasileiro Galeno, com cada jogador marcando quatro vezes. O destaque vai para o jogo contra o Royal Antwerp pela segunda rodada no dia 25 de outubro de 2023, com Evanilson anotando o hat-trick.

O atacante brasileiro voltou a anotar um hat-trick, dessa vez em 9 de janeiro de 2024, pela Taça da Liga, na vitória por 4 a 0 contra o Estoril. O atacante chegou aos 19 tentos em todas as competições, sendo o artilheiro do Porto na temporada.

O desempenho de Evanilson tem despertado o interesse de outros clubes. Segundo informações do portal “Fichajes”, Chelsea, Manchester United e Tottenham estão monitorando o brasileiro para as próximas janelas de transferências.

Números de Evanilson na Champions League

  • 5 jogos (3 como titular)
  • 4 gols
  • 1 assistência
  • Média de 1,6 finalizações por jogo
  • 74,8% de eficácia nos passes
  • 2 grandes chances criadas

*Dados da Uefa

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.