Historicamente, a Premier League teve alguns dos grandes goleiros das últimas décadas. Petr Cech, Edwin van der Sar, Hugo Lloris, Alisson e Ederson são alguns exemplos. Mas seus reservas se tornaram muito importantes.
As últimas janelas de transferências da liga têm contado com a chegada ou a renovação de diversos goleiros reservas de grandes clubes. O estopim da dúvida veio com a “convocação” de Tom Heaton para a Eurocopa — mesmo com o goleiro não tendo jogado um único minuto na temporada pelo Manchester United.
Em meio a essa situação, o site inglês “The Athletic” investigou o fenômeno e, em contato com especialistas, tentou desbravar a pergunta: por que os times da Premier League estão contratando tantos goleiros reservas?
A maioria dos clubes da Premier League trabalha com cinco ou seis goleiros por vez, segundo Adam Sells, ex-treinador de goleiros que se tornou intermediário registrado da FA e fundador da Sells Goalkeeper Products.
— Primeiramente, é o titular, a competição (seu reserva direto), a terceira escolha, que tende a ser uma opção segura salário baixo, e então um par de jovens.

Uma razão importante é ajudar os clubes a cumprir as regras de registro de elenco nas competições nacionais e continentais. Na Premier League, os clubes precisam de pelo menos oito jogadores locais, os chamados homegrown players, de um elenco de 25 jogadores.
A Uefa tem regulamentos semelhantes, mas também exige que quatro de um mínimo de oito jogadores locais tenham vindo das categorias de base do clube. Isso não só ajuda a equipe, mas também dá aos goleiros a oportunidade de se envolver em um nível competitivo mais alto.
Os jogadores locais são aqueles que, antes dos 21 anos, treinaram ao menos três temporadas na Inglaterra ou no País de Gales — independente se pelas categorias de base ou não.
Ou seja, se um goleiro de 40 anos esteve em um elenco profissional na Inglaterra por três anos antes dos 21, ele entra na cota necessária. Isso abre espaço para o clube contratar reforços internacionais.
Na prática, isso ajuda as equipes a reforçar seu elenco com um jogador experiente — geralmente o goleiro –, eliminando a necessidade de promover alguém da base para ficar no banco.

Scott Carson atualmente cumpre esse papel para o Manchester City aos 38 anos. O Arsenal quer contratar Dan Bentley, reserva do Wolverhampton, também com isso em mente. John Ruddy foi contratado pelo Nottingham Forest com esse propósito.
Nos últimos anos, contratar goleiros pouco conhecidos, veteranos e com a intenção de não usá-los em partidas se tornou o reflexo de questões econômicas, burocráticas e táticas na Premier League.
A importância do goleiro reserva na Premier League
Tornou-se mais comum nos últimos anos o terceiro reserva do reserva da posição ser uma parte essencial da formação de equipes modernas. Southgate foi ainda mais longe e, além dos três goleiros, pediu a Tom Heaton, de 38 anos, ajudar a Inglaterra na Euro como um “goleiro de treinamento”.
A escolha de Heaton foi feita para garantir que sempre houvesse um número adequado de goleiros disponíveis nos treinos durante a Eurocopa. Isso servia para aliviar a carga do titular Pickford, que poderia não querer se esforçar totalmente antes de uma partida.

Heaton ainda tem a experiência para ser o candidato ideal para esta função: no Manchester United, ele está atrás de Andre Onana e Altay Bayindir na hierarquia. Ele não jogou um minuto sequer na temporada 2023/24.
Matt Pyzdrowski, ex-goleiro profissional e agora analista de goleiros do “The Athletic”, explica que quanto mais jogadores na posição, melhor se torna o trabalho do treinador de goleiros dos clubes.
— Pode ser bastante desafiador se você tiver apenas dois goleiros e um treinador de goleiros no treino. Tudo agora é sobre tentar replicar situações de jogo no treinamento. Se você tiver quatro goleiros mais um treinador, então você pode criar mais cenários.
Há também a parte de gerenciamento de carga. Os treinadores querem limitar o esforço que os jogadores recebem durante a semana e, se o clube tiver mais jogadores e goleiros que estejam apenas treinando, eles são os arqueiros usados para suportar a carga pesada.