Por que contratação de David Raya exemplifica a estratégia ambiciosa de Arteta no Arsenal

5 minutos de leitura

O Arsenal anunciou nesta terça-feira (15) a contratação de David Raya, goleiro titular do Brentford durante a temporada 2022/23.

A princípio, a contratação faria pouco sentido para os planos dos Gunners. Afinal, o camisa 1 intocável na campanha do vice-campeonato da Premier League foi Aaron Ramsdale. O inglês de 25 anos jogou todos os 38 jogos e ainda foi eleito o melhor goleiro da temporada no PL Brasil Awards.

Do outro lado, Raya também entrou na galeria de melhores arqueiros da temporada. O espanhol também jogou os 38 jogos e foi o responsável pela quinta melhor defesa da liga, sendo o goleiro com o maior número de defesas por jogo.

David Raya pelo Brentford na Premier League 2022/23

  • 46 gols sofridos em 38 jogos
  • 4,1 defesas por jogo – 1º da liga
  • 77% dos chutes defendidos – 1º da liga
  • 2,8 gols evitados – 5º da liga
  • 12 cleans sheets – 5º da liga

Mas o que explica o desejo do treinador Mikel Arteta em contratar um dos melhores goleiros da liga se já tem Ramsdale como titular?

No fim, o interesse exemplifica a ambição do treinador de aumentar a competitividade em todas as posições do elenco. Arteta já deixou claro que quer contar com opções no banco de reservas que intensifiquem a disputa pela titularidade e obrigue a todos que aumentem o nível para terem espaço no time titular.

A contratação de Jurrien Timber, por quem o Arsenal pagou 40 milhões de euros, segue o mesmo sentido. O holandês chegou com a missão de aumentar as opções tanto para a lateral-direita, onde White jogou na temporada passada, como na zaga, onde os titulares são Saliba e Gabriel Magalhães. De quebra, ainda torna Tomiyasu um bom reserva para Zinchenko no lado esquerdo.

Da mesma forma, Rice e Havertz chegaram para melhorar a competitividade no meio-campo, dominado por Partey, Xhaka e Odegaard. O suíço, até o momento, foi o único que saiu no setor, que ainda teve a chegada de Jorginho em janeiro de 2023. Romeo Lavia e Moises Caicedo foram outros sondados pelos Gunners.

Também em janeiro, Arteta validou a contratação de Trossard, que chegou para ser uma opção a Gabriel Martinelli e Bukayo Saka, até então titulares incontestáveis.

Vale lembrar que um dos motivos apontados pela queda de desempenho do Arsenal que o fez perder a liderança da Premier League foi justamente a falta de profundidade no elenco. Na reta final, pesaram as lesões de nomes como Saliba, White, Partey e Martinelli.

Só faltaria a lógica ser aplicada ao comando do ataque. Por enquanto, Gabriel Jesus e Nketiah são as principais opções de centroavante, uma vez que Balogun deve sair após uma ótima temporada por empréstimo no Stade de Reims. Arteta ainda está no mercado pelo camisa 9 ideal.

Futuro de Raya pode não ser o Arsenal

O Arsenal não é o único interessado no goleiro David Raya. O espanhol, que também esteve nos radares de Manchester United, Tottenham e Chelsea, é um alvo do Bayern de Munique.

Considerando que os alemães perderam Neuer por lesão e viram Sommer ir para a Inter, é de se imaginar que Raya teria mais espaço em Munique do que em Londres.

A saída do goleiro titular é esperada pelo Brentford. Tanto que a equipe inglesa pagou 13 milhões de euros para tirar Mark Flekken do Freiburg no último mês.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]