Por que a Inglaterra não terá os nomes dos jogadores nos uniformes para a próxima partida

4 minutos de leitura

Depois da derrota para a seleção brasileira, a Inglaterra realiza o segundo amistoso da Data Fifa nesta terça-feira (26), contra a Bélgica, em Wembley, às 16h45 (horário de Brasília). A partida terá um detalhe que pode chamar a atenção dos torcedores.

A seleção inglesa não irá utilizar os nomes dos jogadores no uniforme durante o segundo tempo contra a Bélgica. A ação tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o Alzheimer. O amistoso faz parte da campanha “Alzheimer's Society Internacional” (Sociedade Internacional de Alzheimer, em tradução livre), em parceria com a instituição beneficente Alzheimer's Society.

A ideia da seleção inglesa e a Alzheimer's Society é demonstrar que, com a doença, as memórias preciosas são perdidas, incluindo o nome dos atletas favoritos.

Em comunicado divulgado pela federação inglesa, a ideia da parceria é aumentar a conscientização e encorajar os torcedores a procurarem especialistas após diagnósticos que podem indicar o Alzheimer em si próprios ou em pessoas próximas.

No comunicado, a federação afirma que a demência é a maior causa de morte no Reino Unido. No entanto, uma em cada três pessoas que vivem com o problema na Inglaterra e no País de Gales não tem diagnóstico, pois muitos pensam que é apenas um sinal de envelhecimento normal.

Federação irá leiloar camisetas da Inglaterra

As camisas utilizadas pela Inglaterra serão leiloadas após a partida. A ideia é levantar fundos para serem doados para apoiar as pesquisas da Alzheimer's Society sobre o diagnóstico precoce.

Em entrevista para o site da Federação Inglesa, a CEO da Alzheimer's Society, Kate Lee, falou sobre a importância da campanha e a parceria com a seleção inglesa.

— Esperamos que este gesto marcante com as camisas dos jogadores faça mais uma vez com que os fãs de todo o país falem e pensem sobre os sinais e sintomas da demência. Ao usar o futebol para chamar a atenção e aumentar a consciencialização sobre os sintomas da demência, esperamos não só encorajar os torcedores a doarem para a nossa investigação de diagnóstico precoce, mas também apoiar os seus entes queridos, tanto quanto apoiam a sua equipe de futebol.

A primeira parceria entre a Inglaterra e a Alzheimer's Society foi realizada no dia 26 de março de 2022, no amistoso contra a Suíça. O Wembley recebeu o confronto entre as seleções, terminando com a vitória dos ingleses por 2 a 1.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.