Nem Haaland, nem Salah: quem mais ganhou pontos nesta Premier League vai te surpreender

4 minutos de leitura

Com 16 gols, Erling Haaland é o artilheiro da Premier League — no entanto, seus gols pelo Manchester City nem sempre são os que impactam o placar do time. O site inglês “The Athletic” fez um levantamento para descobrir quais jogadores mais ganharam pontos para seus times com os gols que marcam.

E o resultado foi surpreendente: nem os artilheiros Haaland e Salah, nem mesmo a sensação Bukayo Saka. Os gols mais “importantes” da Premier League até o momento são de Scott McTominay, meio-campista do Manchester United.

O impacto dos gols na Premier League

Ao marcar no minuto 86 contra o Aston Villa, na última partida dos Red Devils na Premier League, McTominay transformou um empate em uma vitória vital para a equipe. São esses tipos de gols que “ganham pontos” na prática.

Cada um de seus sete gols no campeonato inglês desta temporada significou algo para o United. Essas contribuições equivalem a 12 pontos extras para o time de Ten Hag, mais do que qualquer outro jogador.

Atualmente, o United tem 41 pontos e ocupa a 6ª posição. Sem os gols do escocês, o time de Old Trafford estaria em 12º lugar na Premier League.

Richarlison
(Foto: Icon Sport)

Os jogadores que o acompanham no topo da lista são todos atacantes em boa forma: Heung-min Son, Dominic Solanke, Haaland, Salah, Saka e o brasileiro Richarlison.

Os jogadores que mais ganham pontos para seus times

JogadorGolsPontos conquistados
Scott Mctominay712
Heung-min Son1210
Dominic Solanke139
Erling Haaland168
Mohamed Salah148
Bukayo Saka108
Richarlison108

McTominay ‘salva’ o Manchester United na Premier League

Em um jogo frenético contra o Brentford, por exemplo, McTominay marcou duas vezes após os 90 minutos para arrancar a vitória. Esse é um exemplo claro do seu impacto.

Depois disso, marcou contra o Sheffield United em uma vitória por 2 a 1, poucas rodadas depois, além de mais gols cruciais contra o Chelsea em Old Trafford em dezembro, em outro jogo que terminou 2 a 1.

Foto: Icon sport

No Molineux, diante do Wolverhampton, ele saiu do banco para colocar o United à frente por 3 a 1 em um jogo que terminou 4 a 3 para os comandados de ten Hag. Sua entrada como substituto funcionou mais uma vez no Villa Park na última rodada.

Foi o quarto gol de McTominay saindo do banco nesta temporada. Ele só começou 12 jogos da Premier League em 2023/24, entrando nove vezes como substituto. Mas ele ainda é o artilheiro do United com seus sete gols.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]