‘Comportamento inaceitável’: Policial é banido de estádios por hooliganismo

5 minutos de leitura

O detetive Gordon Irikefe, da polícia metropolitana do Reino Unido, foi demitido do cargo e proibido de assistir a qualquer partida de futebol em estádios britânicos pelos próximos três anos.

Torcedor do Arsenal, o policial foi acusado de vandalismo e não pode sequer ficar a menos de um quilômetro e meio do Emirates Stadium quatro horas antes ou depois de qualquer duelo da equipe — o mesmo se aplica a jogos dos Gunners fora de casa. As informações são do site “The Athletic”.

A sentença do policial foi proferida na segunda-feira (24) e também determina que ele pode ter o passaporte requisitado pelas autoridades para ser impedido de assistir a jogos no exterior. Além disso, Irikefe está proibido de se aproximar de estádios em que a seleção inglesa for jogar quatro horas antes ou quatro horas depois do duelo.

As acusações contra o policial

As ações que levaram à penalização do policial vão de outubro de 2022 a abril de 2024. O tribunal responsável pelo julgamento considerou que ele teve “comportamento desordeiro”, “fez gestos obscenos”, “proferiu palavras abusivas a jogadores”, usou máscara para esconder a identidade e “intimidou torcedores” em partidas de futebol.

Em fevereiro de 2023, ele foi flagrado gritando de forma ofensiva sobre a trágica queda do helicóptero do então dono do Leicester em 2018, que culminou na morte de cinco pessoas — dentre elas, o proprietário Vichai Srivaddhanaprabha.

No jogo contra o Bayern de Munique em 17 de abril de 2024, na Alemanha, pela Champions League, o policial foi acusado de direcionar sinalizador a uma multidão de torcedores.

Mais tarde no mesmo dia, Irikefe acabou detido pela polícia alemã por estar de balaclava — também chamada de touca ninja ou máscara de ski — e óculos escuros dentro da Allianz Arena. Na ocasião, o detetive foi multado em 100 euros (cerca de R$ 558 na época) pelo uso da peça.

Em todas as situações mencionadas, Gordon Irikefe estava fora do período de trabalho, conforme noticiou o site.

Arsenal FC v FC Porto: Round of 16 Second Leg - UEFA Champions League 2023/24
Emirates Stadium, do Arsenal (Foto: Icon Sports)

As acusações também o levaram a passar por uma audiência disciplinar na polícia, e os profissionais determinaram que ele “violou os padrões de comportamento” da instituição.

O detetive já havia pedido dispensa em 12 de fevereiro, no entanto, cumpria aviso prévio durante o julgamento e ainda era considerado um oficial na ativa. Tão logo ele foi declarado culpado de “má conduta grave”, o departamento de polícia decidiu por sua demissão com efeito imediato.

Irikefe mostrou um comportamento inaceitável em jogos de futebol para qualquer um, ainda mais um oficial de polícia, que deveria manter os altos padrões estando em serviço ou não –, disse a detetive superintendente Emma Bond, segundo o “The Athletic”.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.