A arbitragem da Premier League não vive um bom momento. Desde o início da temporada 2023/24, os árbitros têm tomado decisões consideradas polêmicas que chegaram a levar à reprodução dos áudios das partidas no programa “Match Officials Mic’d Up“, transmitido em TV na Inglaterra, para explicar o porquê das marcações de falta — ou ausência delas.
Porém, depois da situação vivida pelo Nottingham Forest na 34ª rodada, quando o clube reclamou da não marcação de três pênaltis na partida contra o Everton, em disputa contra o rebaixamento, uma medida histórica pode ser implementada para trazer mais clareza sobre as decisões dos juízes.
Premier League pode ter grande mudança na arbitragem
Howard Webb, chefe de arbitragem da Premier League, confirmou à emissora “Sky Sports” que a PGMOL — entidade responsável pelos juízes no Reino Unido — estuda a possibilidade de os árbitros poderem explicar à torcida presente no estádio algumas decisões tomadas em campo a partir da próxima temporada.
O Ifab, entidade responsável pelas regras no futebol, não permite que nenhum tipo de discussão entre árbitros seja transmitido ao vivo dentro de um estádio. Porém, segundo a apuração da emissora inglesa, a PGMOL acredita que, dentro das regras existentes, seja possível liberar os árbitros para explicar suas decisões à torcida sempre que forem chamados para checar um lance no monitor do VAR.
Algo similar já foi feito na Copa do Mundo feminina de 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia. A decisão tomada a partir de lances checados no monitor ao lado do campo eram comunicados ao estádio pelos próprios árbitros, que utilizavam um microfone com conexão com o alto-falante do local.
Não há informações sobre se isso seria feito da mesma forma na Premier League, mas a ideia é basicamente não apenas comunicar as decisões, mas explicar porque elas foram tomadas. Essa seria a única circunstância em que o árbitro teria permissão para falar diretamente com a torcida.
De acordo com o repórter Rob Dorsett, da Sky, a mudança será difícil de ser implementada porque o IFAB “nunca permitiu que o áudio ao vivo entre os árbitros fosse reproduzido para a torcida”. No entanto, Webb está esperançoso de que seja possível encontrar uma espécie de “brecha” na regra para implementar a medida na Premier League.
— Howard Webb diz que acha que há espaço dentro das regras existentes para os árbitros quando eles são chamados ao monitor para revisar uma decisão e então explicar – se eles estão mudando essa decisão – por que estão mudando, para a torcida. Então, na próxima temporada, poderemos ver, pela primeira vez, o árbitro falar diretamente com a torcida para explicar suas decisões — relata Dorsett no site da Sky Sports.