O Tottenham anunciou a demissão de Mauricio Pochettino, após aproximadamente cinco temporadas e meia.
Mas como foi a trajetória de Pochettino no Tottenham?
Pochettino chegou ao Tottenham em maio de 2014, depois de pouco mais de um ano no Southampton. Antes, havia treinado o Espanyol entre os anos de 2009 e 2012.
O argentino chegou à capital inglesa e encontrou um time ainda desacreditado, visto que havia perdido Gareth Bale. No entanto, definitivamente, Pochettino mudou o patamar dos Spurs.
Ao todo, teve 159 vitórias, 62 empates e 72 derrotas em 293 partidas. Aliás, Pochettino foi o terceiro treinador a alcançar de forma mais rápida a marca de 100 vitórias na Premier League, somente atrás de Sir Alex Ferguson e José Mourinho.
Nas cinco edições que o Tottenham foi comandado pelo argentino, somente em uma oportunidade não se classificou para a Champions. Foi justamente na sua primeira temporada, quando terminou em quinto e garantiu vaga na Europa League.
5 MOTIVOS PRA VOCÊ FICAR DE OLHO NO LEICESTER
Em 2015/16, ficou na terceira colocação. Já em 2016/17 foi vice-campeão. Na temporada 2017/2018 alcançou novamente a terceira posição. Na última temporada, terminou com a quarta colocação. Já na atual, deixou a equipe na 14ª colocação.
Num panorama geral, o trabalho de Pochettino nos Spurs foi tão bom que despertou o interesse de Manchester United, Real Madrid e Bayern de Munique.
Na Europa, por pouco, Pochettino não levou o Tottenham à glória. Sua primeira participação foi a pior, na temporada 2016/2017, quando os Spurs fracassaram já na primeira fase.
Poch 💙🤍 Sonny #UCL ⚪️ #COYS pic.twitter.com/KeCgNVaQqq
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) November 7, 2019
Leia mais: Após demissão no Tottenham, qual será o futuro de Mauricio Pochettino?
Em 2017/2018, as coisas melhoraram bastante. Porém, as oitavas foram bastante dolorosas, com a eliminação para a Juventus dentro de Wembley.
Já em 2018/2019, temporada passada, a glória esteve perto. A fase de grupos não foi das melhores porque fez apenas oito pontos em 18 disputados. Mas jogos como o do empate em 1 a 1 com o Barcelona no Camp Nou, decisivo para a classificação ao mata-mata, mostraram a força daquele time.
Nas oitavas, mais uma demonstração de força e a classificação diante do Borussia Dortmund sem dificuldades e com placar agregado de 4 a 0. Nas quartas, um dos momentos mais emocionantes e a inesperada chegada à semifinal, eliminando o Manchester City.
Leia mais: O que o futebol inglês tem feito para cuidar da saúde mental de seus atletas
Na semifinal, após a derrota no primeiro jogo, a final parecia distante. O Ajax fez 2 a 0, mas o Tottenham virou para 3 a 2 em um dos grandes jogos da história do clube.
A um passo da glória, o Tottenham não triunfou e foi derrotado.
A atual temporada dos Spurs passa longe das melhores. São 21 pontos a menos que o líder Liverpool. O time já foi eliminado da Copa da Liga Inglesa para o modesto Colchester United. E na Champions ocupa a segunda posição do grupo, mas sofreu derrota de 7 a 2.
A trajetória de Pochettino no Tottenham foi construída de maneira muito competente. Está certamente gravada na história do clube definitivamente, mesmo que não tenha conquistado nenhum título.