Pochettino mudou o patamar do Tottenham dentro e fora da Inglaterra

2 minutos de leitura

O Tottenham anunciou a demissão de Mauricio Pochettino, após aproximadamente cinco temporadas e meia. 

Mas como foi a trajetória de Pochettino no Tottenham? 

Pochettino chegou ao Tottenham em maio de 2014, depois de pouco mais de um ano no Southampton. Antes, havia treinado o Espanyol entre os anos de 2009 e 2012.

O argentino chegou à capital inglesa e encontrou um time ainda desacreditado, visto que havia perdido Gareth Bale. No entanto, definitivamente, Pochettino mudou o patamar dos Spurs.

Ao todo, teve 159 vitórias, 62 empates e 72 derrotas em 293 partidas. Aliás, Pochettino foi o terceiro treinador a alcançar de forma mais rápida a marca de 100 vitórias na Premier League, somente atrás de Sir Alex Ferguson e José Mourinho.

Nas cinco edições que o Tottenham foi comandado pelo argentino, somente em uma oportunidade não se classificou para a Champions. Foi justamente na sua primeira temporada, quando terminou em quinto e garantiu vaga na Europa League

5 MOTIVOS PRA VOCÊ FICAR DE OLHO NO LEICESTER

Em 2015/16, ficou na terceira colocação. Já em 2016/17 foi vice-campeão. Na temporada 2017/2018 alcançou novamente a terceira posição. Na última temporada, terminou com a quarta colocação. Já na atual, deixou a equipe na 14ª colocação.

Num panorama geral, o trabalho de Pochettino nos Spurs foi tão bom que despertou o interesse de Manchester United, Real Madrid e Bayern de Munique.

Na Europa, por pouco, Pochettino não levou o Tottenham à glória. Sua primeira participação foi a pior, na temporada 2016/2017, quando os Spurs fracassaram já na primeira fase. 

Leia mais: Após demissão no Tottenham, qual será o futuro de Mauricio Pochettino?

Em 2017/2018, as coisas melhoraram bastante. Porém, as oitavas foram bastante dolorosas, com a eliminação para a Juventus dentro de Wembley.

Já em 2018/2019, temporada passada, a glória esteve perto. A fase de grupos não foi das melhores porque fez apenas oito pontos em 18 disputados. Mas jogos como o do empate em 1 a 1 com o Barcelona no Camp Nou, decisivo para a classificação ao mata-mata, mostraram a força daquele time.

Nas oitavas, mais uma demonstração de força e a classificação diante do Borussia Dortmund sem dificuldades e com placar agregado de 4 a 0. Nas quartas, um dos momentos mais emocionantes e a inesperada chegada à semifinal, eliminando o Manchester City.

Son Tottenham Jan Kruger Collection Getty Images Sport
Jan Kruger Collection Getty Images Sport

Leia mais: O que o futebol inglês tem feito para cuidar da saúde mental de seus atletas

Na semifinal, após a derrota no primeiro jogo, a final parecia distante. O Ajax fez 2 a 0, mas o Tottenham virou para 3 a 2 em um dos grandes jogos da história do clube.

A um passo da glória, o Tottenham não triunfou e foi derrotado. 

A atual temporada dos Spurs passa longe das melhores. São 21 pontos a menos que o líder Liverpool. O time já foi eliminado da Copa da Liga Inglesa para o modesto Colchester United. E na Champions ocupa a segunda posição do grupo, mas sofreu derrota de 7 a 2.

A trajetória de Pochettino no Tottenham foi construída de maneira muito competente. Está certamente gravada na história do clube definitivamente, mesmo que não tenha conquistado nenhum título. 

Yves Vieira
Yves Vieira

22 anos. Sergipano. Jornalista em formação pela UFMG. Twitter: yvesvieiraa.