Mauricio Pochettino está próximo de acertar seu próximo clube. Sem trabalhar desde junho de 2022, o argentino deve voltar à ativa para dirigir um gigante da Premier League que está em crise e em busca de um novo comando.
De acordo com informações do “The Telegraph”, Mauricio Pochettino e Chelsea estão em negociações avançadas para a definição do acordo. As tratativas evoluíram desde a última semana e, agora, pequenos detalhas separam o clube inglês do técnico. As partes já haviam negociado quando o time de Stamford Bridge demitiu Thomas Tuchel. À época, porém, os Blues optaram por Graham Potter.
Leia mais:
Jornal revela o motivo de Chelsea cancelar acordo com Nagelsmann
Potter teve uma passagem fracassada pelo Chelsea e foi demitido no início de abril. Frank Lampard foi contratado de forma interina até o fim da temporada e não apresentou resultados que justificassem sua sequência. Se for confirmado, Mauricio Pochettino chegará a Londres com a missão de fazer a equipe competitiva, reformular o elenco com muitas saídas de atletas e devolver o clube à Champions League.
Ainda segundo o “The Telegraph”, o argentino deve ser contratado junto com outros quatro profissionais de sua confiança: Jesús Pérez (assistente técnico), Miguel D’Agostino (assistente técnico), Toni Jímenez (treinador de goleiros) e Sebastiano Pochettino (cientista do esporte).
Mauricio Pochettino venceu a corrida com Luis Enrique, Ruben Amorim, Julian Nagelsmann e outros nomes que foram sondados para assumir o Chelsea.
Chelsea e a indecisão do que vem pela frente
Os mais de 400 milhões de euros gastos por Todd Boehly na última temporada não foram suficientes para fazer do Chelsea um time de verdade. Com mais de 30 jogadores, a equipe se mostrou totalmente desorganizada dentro e fora de campo, com poucos momentos de glória, um elenco desequilibrado e um ataque nada efetivo.
A missão de Mauricio Pochettino será aproveitar o alto potencial do plantel e, ao mesmo tempo, ajudar a diretoria na “faxina” que o clube quer fazer dentro do grupo de jogadores. Reforços, claro, irão chegar. No momento, Pochettino não tem nomes definidos como alvos na janela de transferências, segundo o jornalista Fabrizio Romano. Até aqui, as conversas entre as partes estão centradas em quem fica e quem sai do clube. Ainda de acordo com Romano, os Blues querem um volante e um centroavante.
A expectativa é que muitos jogadores sejam vendidos ou emprestados. Enquanto isso, o clube tenta uma cartada final para manter Mason Mount, cotado nos rivais Arsenal e Liverpool.
Leia mais:
Mercado: Chelsea precisa liberar barca com até 10 atletas
Liverpool pode ‘se aproveitar’ de drama do Chelsea e levar 3 jogadores do rival
O Chelsea ocupa a 11ª posição da Premier League, com 39 pontos. O time não tem mais chances reais de ir à próxima Champions League, mas ainda sonha com a classificação à Europa League ou Conference, para reduzir os danos financeiros.
Pochettino precisa se reerguer
O argentino de 51 anos teve um início muito promissor na sua carreira como técnico. Boas campanhas em Espanyol e Southampton o fizeram chegar ao Tottenham. No grande londrino, Pochettino viveu o auge de sua trajetória como treinador. Além de grandes participações na Premier League, levou o time ao vice-campeonato da Champions de 2019.
No PSG, porém, Pochettino não repetiu o bom trabalho e foi demitido sob a alegação de não conseguir extrair tudo que era possível do elenco estrelado. Ele ficou marcado por perder o título do Campeonato Francês de 2020/21 para o Lille. Agora, o Chelsea é a grande chance do comandante voltar a figurar entre os técnicos mais respeitados da Europa.