Playoffs da Championship: tudo o que você precisa saber

Leeds, West Bromwich, Aston Villa e Derby County disputam quem vai para a Premier League

playoffs da championship

A Championship, como é chamada a segunda divisão do Campeonato Inglês, é uma competição com características muito próprias, seja no número de clubes envolvidos, 24 no total, na sua fórmula, onde os dois primeiros colocados garantem vagas diretas para Premier League, e os times que terminarem a temporada regular da terceiro ao sexto lugar disputam os playoffs entre si (3º x 6º e 4º x 5º).

Também é preciso citar o estilo dos jogos, quando as disputas entre os atletas muitas vezes são mais intensas nos embates físicos do que propriamente em duelos técnicos.

Norwich foi o campeão da Championship temporada 2018/2019 (Foto: Twitter NCFC)

O Norwich, que ficou com o título ao somar 94 pontos, e o vice-campeão Sheffield United já estão garantidos na Premier League 2019/2020.

Agora a disputa ficará por conta de Leeds x Derby County e West Bromwich x Aston Villa. Os playoffs da Championship começam já neste sábado (11).

A volta será no meio da próxima semana. Os classificados se enfrentam na final em jogo único no dia 27 de maio, no mítico estádio Wembley.

Confira aqui como cada um dos times chegam para as decisões que prometem ser de disputas intensas e finais emocionantes:

Leeds – Um time com a cara de “ El Loco” Bielsa

Bielsa já protagonizou algumas polêmicas nesta temporada (Foto: Twitter LUFC)

Fora da Premier League desde a temporada 2003/2004, o Leeds apostou em um dos técnicos mais peculiares do mundo para tentar voltar à elite do futebol inglês.

O argentino Marcelo “El Loco” Bielsa é uma figura icônica, e deu sua cara ao time de Elland Road. Nesta temporada, ele já foi acusado de espionagem por seus adversários, e ainda ordenou que seus jogadores deixassem o Aston Villa marcar um gol após seu time ter ignorado um lance de fair play.

O Leeds, que começou muito bem a Championship, caiu de rendimento na reta final da temporada regular, tendo vencido apenas um dos seus cinco últimos jogos.

Vale destacar ainda que o time de Bielsa é o que menos empatou na competição: apenas oito vezes.

Aston Villa – Para não ficar no quase outra vez

A derrota por 1 a 0 para o Fulham em Wembley, na partida que decidiu o último time que voltaria para a Premier League na temporada passada fez com que o verão europeu tivesse um gosto amargo para o torcedores do tradicional Aston Villa.

Porém o time de Birmingham voltou forte para a atual Championship, e com os 76 pontos somados na temporada regular se garantiu mais uma vez nos playoffs do campeonato.

Para que desta vez a história tenha um final diferente, e a apaixonada torcida do Villa possa curtir o período de férias com um sorriso no rosto, o clube do Villa Park conta com Tammy Abraham.

O atacante de apenas 21 anos, cedido por emprestado pelo Chelsea, já fez 25 gols nesta temporada. O Aston Villa está fora da Premier League desde a temporada 2015/2016.

West Bromwich – Ataque é o trunfo para voltar a Premier League

Com 23 gols e 8 assistências, Gayle é destaque no West Brom (Foto: site WBFC)

Foram 87 gols marcados durante o campeonato, ficando atrás apenas do campeão Norwich. É neste poder ofensivo que o West Bromwich quer fazer com que sua estadia na Championship de fato seja curta, uma vez que o time foi rebaixado da Premier League na temporada passada.

O destaque dos Baggies é o atacante Dwight Gayle. Com 23 gols e oito assistências, o camisa 16 esteve em campo 39 vezes na Championship temporada 2018/2019. Teve participação direta em 36% das vezes que seu time balançou as redes.

Gayle está no West Bromwich após ser emprestado pelo Newcastle. É importante ressaltar também que o West Brom trocou de técnico durante a competição: James Shan assumiu no lugar do Darren Moore.

Derby County – Playoffs da Championship na estreia de Lampard como técnico

Como técnico Lampard quer manter a fama de vencedor que teve nos tempos de jogador (Foto: Twitter DCFC)

Leia mais: PL Brasil Awards: elegemos os melhores da Premier League 2018/2019

Frank Lampard é uma lenda do futebol inglês. Revelado pelo West Ham, o ex-jogador ganhou os principais títulos que disputou pelo Chelsea. Agora, em sua temporada de estreia como técnico, está perto de fazer história com o Derby County.

Longe da Premier League há 11 temporadas, os Rams engataram uma boa sequência de resultados na reta final da temporada regular. São seis jogos sem derrota, sendo quatro vitórias e dois empates -, e garantiram a última vaga para os playoffs da Championship.

Como jogador, Frank Lampard mostrou ser um vencedor, e um líder nato. Como técnico não está decepcionando. Ele pode alcançar sua primeira glória conduzindo o retorno do Derby County ao principal campeonato de clubes do mundo, a incrível Premier League.

Sábado, 11 de Maio

Aston Villa x West Bromwich: 08h30, com transmissão da ESPN Brasil

Derby x Leeds: 13h15, com transmissão da ESPN Brasil