‘Pipocou’: jornais repercutem tragédia do Borussia Dortmund na Bundesliga

5 minutos de leitura

Borussia Dortmund
27/05/23 - 10:30

Finalizado

2

-

2

Mainz

Borussia Dortmund - Mainz

Germany Bundesliga I - Signal Iduna Park

O Borussia Dortmund estava a uma vitória de garantir o título do Campeonato Alemão. A equipe começou a última rodada com dois pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique e enfrentava o Mainz, em casa. O placar mostrava 2 a 0 contra os aurinegros aos 25 minutos e, mesmo com o jogo terminando empatado, eles deixaram o título escapar. Torcedores e jornais do mundo todo não perdoaram e cobraram a “pipocada” da equipe.

A ausência de Jude Bellingham, principal destaque do time, durante todo o jogo também foi lembrada. Ele ficou no banco e não entrou na partida decisiva e, apesar de não ter sido cortado como lesionado, não treinou durante a semana por conta de problemas no joelho.

Na Inglaterra, o “talkSPORT” lembrou como o Borussia Dortmund “atirou no próprio pé três vezes” durante o jogo que poderia ter garantido o título. Eles destacaram a falha na defesa durante os dois gols e o pênalti perdido por Haller, que não havia cobrado um sequer durante a temporada.

— Enquanto isso, um Bellingham lesionado só pôde distribuir água do banco de reservas enquanto o Dortmund desmoronava sem ele – disse o site inglês.

A analogia com a distribuição de garrafas d’água não parou por aí. Diferentes sites ingleses usaram o termo “bottled”, usado para se referir a alguém que não teve coragem de fazer o que precisava. Traduzindo neste contexto, seria um equivalente ao “pipocar” do português.

Site inglês “GOAL” usa termo semelhante a “pipocou” – Reprodução/GOAL

O Borussia Dortmund pipocou! – foi a chamada principal de uma matéria do “GOAL”.

O também inglês “Express” foi outro a usar o termo “bottle” e foi ainda mais poético: comentou sobre o coração partido na “morte” do Borussia Dortmund ao fim da temporada. Eles reforçaram que a entrada de Reus, ídolo do clube, durante a partida revigorou as esperanças aurinegras, mas não foi suficiente.

“Express” adjetiva ainda mais a derrota do Borussia Dortmund – Reprodução/Express

O “Yahoo! Sports” relembrou o planejamento do clube para a comemoração do título: a festa nas ruas ia começar às 12h09 no horário local – o 09 em alusão ao ano de fundação (1909) e por ser o 9º título -, mas evidentemente não foi o caso. O site ainda afirmou que “essa foi a melhor chance que o Dortmund teve de conquistar a Bundesliga nos últimos 11 anos e a desperdiçou”.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]