O Tottenham conseguiu ótimos negócios na era Premier League e tem sido um dos protagonistas do mercado de transferências. O clube descobriu talentos como Gareth Bale e Luka Modric, que renderam lucros em vendas futuras.
Nem todas as negociações dão frutos. O mercado do futebol pode ser arriscado e nem sempre os jogadores correspondem às expectativas. Contratações equivocadas estão presente na história dos Spurs.
As piores contratações do Tottenham
Péssimo rendimento em campo, polêmicas, empréstimos e recordes de transferências. A PL Brasil separou a lista com as piores contratações do Tottenham desde a criação da Premier League, em 1992.
Roberto Soldado
O Tottenham estava interessando em uma nova estrela depois da venda de Bale para o Real Madrid em 2013 por 100 milhões de euros — a maior contratação da história do futebol na época. A diretoria abriu os cofres e foi ao mercado em busca de um novo atacante.
O alvo dos Spurs foi Roberto Soldado, artilheiro do Valencia. O espanhol chegou para ser o “homem gol” e o clube pagou 30 milhões de euros para contar com o jogador.
Soldado nunca correspondeu em campo os altos valores gastos pelo clube. Foram somente 16 gols em 76 jogos pelos Spurs. Dois anos depois de chegar em Londres, o jogador foi negociado para o Villarreal por 16 milhões de euros.

Paulinho
Outro nome que chegou no pacote com a venda de Bale é Paulinho. Astro do Corinthians e um dos melhores volantes do Brasil, o queridinho de Tite chegou em Londres com grandes expectativas, principalmente depois dos 20 milhões de libras pagas pelo time inglês.
Raro voltante box-to-box, o jogador não conseguiu encontrar espaço no time comandado por André Vilas-Boas. Quando Pochettino chegou aos Spurs, Paulinho era um nome constante em campo, mas encontrou dificuldades para se adaptar na Premier League e acabou perdendo espaço.
Na temporada 2014/2015 foram menos de 500 minutos do brasileiro em campo. Em junho de 2015, deixou a Inglaterra para ser jogador do Guangzhou Evergrande, da China.

Bongani Khumalo
Anunciado em outubro de 2010, Bongani Khumalo chegou ao norte de Londres em janeiro de 2011 por 1,5 milhão de libra, valor relativamente baixo, vindo do SuperSport United. O problema está em torno de toda a negociação envolvendo o atleta.
Khumalo nunca permaneceu em definitivo na equipe e constantemente foi negociado pela diretoria por empréstimo. Em 2015 retornou para o SuperSport United sem ter disputado uma partida sequer pelo time inglês.
Grzegorz Rasiak
O que não falta para o Tottenham são negociações estranhas e Grzegorz Rasiak é mais um exemplo. Pelo Groclin, da Polônia, o jogador participou da campanha que eliminou o Manchester City na Europa League em 2003/2004.
Em agosto de 2005, os Spurs queriam mais um jogador para a temporada e nos últimos minutos antes de fechar a janela, contratou Rasiak. Mas rapidamente ficou claro que esse era um péssimo negócio. Foram somente nove jogos, nenhum gol marcado e nenhuma assistência, deixando o time em fevereiro de 2006.
Tanguy Ndombélé
Se tem uma contratação que os torcedores querem esquecer é Tanguy Ndombélé. O francês chamou a atenção no cenário depois da ótima atuação pelo Lyon contra o Barcelona em 2019. Os Spurs não perderam tempo e anunciaram o meia por 62 milhões de euros, a maior contratação do clube.
Ndombélé até conseguiu alguns bons jogos, mas não foi o suficiente pra justificar os valores gastos. Se não bastasse o desempenho, o jogador chegou a ser citicado publicamente por José Mourinho e afastado dos titulares.
Sem espaço, retornou para o Lyon em 2022 por empréstimo, mas não conseguiu repetir o desempenho de dois anos atrás. O francês ainda chegou a ser emprestado para o Napoli e Galatasaray, até rescindir o contrato com o Tottenham em 2024.
