Pierre-Emerick Aubameyang – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
388
Aubameyang
Foto destaque: Reprodução/Arsenal

Pierre-Emerick Aubameyang ou simplesmente Aubameyang, é um centroavante de 32 anos que atualmente joga no futebol inglês vestindo a camisa do Arsenal. Porém, foi jogando pelo Borussia Dortmund que se destacou. Desse modo, atraiu o interesse de muitos clubes no mercado da bola. Nascido em Laval, na França, o atacante optou por defender o país do seu pai, a seleção gabonesa.

Pierre-Emerick Aubameyang – Início de carreira

Aubameyang começou sua carreira no futebol francês com passagens do Rouen e Bastia. No entanto, ainda nas categorias de base se transferiu para o Milan, onde conseguiu mostrar que era talentoso. Entretanto, quando chegou no profissional a adaptação não foi tão boa e o jogador sequer fez sua estreia. Dessa maneira, após rumores o clube italiano decidiu emprestar o atleta para ganhar rodagem.

Com isso, no mercado de transferências da temporada 2008/09, o centroavante emprestado para o Dijon da França. Por lá, teve bons momentos, fazendo 38 jogos e marcando oito gols. Contudo, as atuações não foram suficiente para ser reaproveitado pelo Milan ao final do empréstimo. Sendo assim, o atleta voltou a movimentar o mercado de transferências.

O destino foi a França novamente. Dessa vez, o jogador foi emprestado para o Lille. No entanto, fez uma temporada pior do que a anterior com 24 jogos disputados e apenas dois gols marcados. O centroavante ainda teve uma passagem apagada pelo Monaco. Até que em 2011 foi para o Saint-Étienne.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira de Aubameyang

O talento de Aubameyang sempre foi inegável por onde ele passava. No entanto, o jogador não conseguia se firmar no futebol profissional. Contudo, aos poucos, Auba foi conquistando seu espaço no Saint-Étienne, na temporada 2011/12. Com isso, ao fim do seu empréstimo, o clube francês comprou o jogador em definitivo por 1,8 milhões de euros no mercado da bola.

Na temporada seguinte, vestindo a camisa 7, o atleta viveu seu melhor momento na carreira, até ali. Afinal, o centroavante foi o artilheiro do time com 21 gols marcados e 14 assistências. Aliás, o jogador foi fundamental para o clube na conquista da Coupe de la Ligue.

Os bons momentos de Aubameyang com a camisa do Saint-Étienne continuaram. Então, na temporada de 2013/14, o jogador movimentou o mercado da bola com rumores de muitas equipes interessadas na contratação do atacante. No entanto, o Borussia Dortmund venceu a concorrência e contratou o centroavante no mercado de transferências.

Sendo assim, Aubameyang se adaptou rapidamente ao futebol alemão. Então, jogando pelo Borussia Dortmund viveu seus melhores momentos na carreira. Já que, em 213 jogos marcou 141 gols e deu 36 assistências. Além disso, com a camisa aurinegra conquistou vários prémios individuais.

Primeiramente, em 2015 foi eleito o melhor jogador africano do ano. Já no ano seguinte foi o artilheiro da Bundesliga com 31 gols marcados e foi considerado o 8° melhor jogador do mundo pelo site britânico The Guardian.

Com isso, o centroavante voltou a movimentar o mercado da bola. Dessa vez, o destino foi a Inglaterra, mais precisamente o Arsenal. Inclusive, é o clube de Aubameyang até os dias de hoje. O jogador teve uma adaptação muito rápida. Desse modo, logo em sua primeira temporada já se destacou.

Transferências e Mercado da Bola de Aubameyang

Conforme dito anteriormente, depois de se destacar no Saint-Étienne, o atacante foi contratado pelo Borussia Dortmund no mercado da bola. Para contar com o jogador, o clube precisou desembolsar aproximadamente 13 milhões de euros.

Alguns anos depois, o Dortmund encheu os seus cofres com a venda do atacante para o Arsenal. No mercado de transferências de 2017/18 pagou cerca de 64 milhões de euros. Com isso, se tornou o reforço mais caro da história do clube naquele mercado de transferências.

Seleção

Nascido na França e com nacionalidade espanhola, e haviam rumores que o jogador escolhesse uma dessas duas grandes seleções. Inclusive, Aubameyang chegou a ser convocado pela Seleção Francesa para a disputa de jogos nas categorias de base. No entanto, o centroavante surpreendeu e escolheu representar o país de nascença de seu pai o Gabão.

Com isso, Aubameyang se tornou um dos maiores jogadores da história do país, talvez até o melhor. Além disso, o atacante é o maior artilheiro da história da Seleção Gabonesa com 25 gols marcados.