A mudança de nome que salvou Pickford do bullying na escola

5 minutos de leitura

Jordan Pickford é o goleiro número 1 da Inglaterra desde 2018. Mas seu nome poderia ter sido diferente se não fosse seu pai.

Pickford nasceu em Sunderland em março de 1994, filho de Lee e Sue, e subiu nas categorias de base do clube de sua infância após ser observado. Depois de passar por seis períodos de empréstimo, ele se transferiu para o Everton por 25 milhões de libras em 2017.

Ele está lá desde então, se estabelecendo como um dos melhores goleiros da Premier League e se tornando a primeira escolha de Gareth Southgate, técnico da Inglaterra, para o gol. Mas, curiosamente, ele poderia ter sido conhecido como “Jordan Pigford”, se não fosse por seu pai, Lee.

Lee cresceu como Lee Pigford, mas decidiu mudar seu nome enquanto estava na escola, após sofrer bullying devido ao seu sobrenome. Ele era cruelmente chamado de “piggy” (porquinho, em inglês) e não queria o mesmo para nenhum de seus futuros filhos. No entanto, o avô de Pickford ainda carrega esse nome.

— Estou nas nuvens por ele, estou mesmo. Nunca pensei que ele jogaria pela Inglaterra. Deixar o Sunderland e ir para o Everton foi a melhor coisa que ele poderia fazer. Ele está indo bem, estou feliz por ele. Ele tem 1,93 m, então é um rapaz grande, mas é quieto — disse Barrie Pigford ao “MailOnline” em 2018.

“Ele não se gaba nem nada. Quando ele chega em casa, ele é o mesmo de sempre. Ele é um garoto quieto, na verdade. Eu o adoro.”

Pickford na Inglaterra

Pickford em ação pela seleção da Inglaterra - Icon Sport
Foto: Icon Sport

Pickford substituiu Joe Hart na Inglaterra quando Southgate assumiu como técnico antes de 2018 e não saiu do posto de titular desde então. Ele é o indiscutível número 1, à frente de Aaron Ramsdale, do Arsenal, e Dean Henderson, do Crystal Palace, na Eurocopa de 2024 e, falando antes do tornei , ele foi claro sobre seus objetivos.

Tenho 61 convocações agora. Trabalho duro fora de campo, faço tudo da melhor forma possível, sempre quero melhorar. É por isso que este é meu quarto grande torneio, é por isso que ganhei o prêmio de jogador do ano do Everton três anos seguidos — disse Pickford em entrevista à “Optus Sport”.

Pickford fez 279 jogos pelo Everton desde que chegou do Sunderland há sete anos. Mas ele teve que lutar para chegar ao topo, passando um tempo emprestado no Darlington, Alfreton, Burton, Carlisle, Braford e Preston.

Ele jogou pela Inglaterra em todas as faixas etárias, vencendo o prestigioso Torneio de Toulon em 2016 e agora quer adicionar a medalha da Eurocopa à sua coleção.

Pickford terá a oportunidade de levantar seu primeiro grande troféu na carreira neste domingo (14), às 16 (horário de Brasília), quando a Inglaterra enfrentará a Espanha no Estádio Olímpico de Berlim, na final da Eurocopa de 2024.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.