O Aston Villa anunciou oficialmente a contratação de Philippe Coutinho, do Barcelona, nesta sexta-feira (7). A negociação começou nesta semana e teve participação importante de Steven Gerrard, ex-companheiro e agora técnico de Coutinho. Assim, o empréstimo tem validade até o final desta temporada, com opção de compra ao término do contrato por £33 milhões. Confira os detalhes abaixo.
Welcome, Philippe Coutinho! 🙌
Aston Villa and FC Barcelona have agreed terms for Philippe Coutinho to spend the rest of this season on loan at Villa Park. 🇧🇷
— Aston Villa (@AVFCOfficial) January 7, 2022
Coutinho é anunciado oficialmente pelo Aston Villa
Dessa forma, após especulações ao longo da semana, o negócio entre Barcelona, Coutinho e Aston Villa foi oficializado. O ponta brasileiro chega a pedido do técnico Steven Gerrard, que jogou com ele no Liverpool e foi o diferencial na negociação com o atleta. Além disso, Gerrard aproveitou para falar um pouco sobre a nova contratação do time, afirmando:
“Acho que não se recebe o apelido de ‘mágico' se você não for um jogador especial”
Assim, Coutinho chega com parte de seu salário sendo pago pelo Barcelona, que ainda detém seus direitos. No entanto, caso tenha um bom desempenho, o Villa deve comprar o atleta. No contrato, há uma cláusula de cerca de £33 milhões. Vale ressaltar que o Aston Villa tem desejo de contar com o atleta desde 2013, quando tentou contratá-lo da Inter de Milão. Entretanto, naquela ocasião, Coutinho escolheu o Liverpool, onde construiu sua carreira.
"I don't think you get a nickname as a 𝗠𝗮𝗴𝗶𝗰𝗶𝗮𝗻 if you're not a special footballer." ✨
Steven Gerrard on Philippe Coutinho, who has agreed terms to spend the rest of this season on loan at Villa Park, with an option to buy. 🤝 pic.twitter.com/BFbxhGLxkR
— Aston Villa (@AVFCOfficial) January 7, 2022
O negócio pode ser bom para todos os lados
Por fim, o negócio pode ser bom para todos os lados. O Barcelona não conseguiu extrair o melhor de Coutinho, e o atleta acabou escanteado no clube. Sem oportunidades e rendendo muito pouco, Coutinho passou a ser coadjuvante. Assim, no Aston Villa de Gerrard, o atleta vai ter mais uma chance para voltar a jogar bem. Pelo lado do Barça, o jogador pode render algum dinheiro, além de abrir espaço no elenco e no fair-play financeiro do clube.