Phil Foden – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
346
Phil Foden
Foto: Divulgação/Transfermarket

Phil Foden é um meio-campista inglês que atua pela equipe do Manchester City. Diante de um ótimo desempenho pelas categorias de base, chamou a atenção do treinador Pep Guardiola. Assim sendo, mesmo com pouca idade, o atleta já ganhou um importante espaço no elenco e virou peça fundamental no esquema do treinador espanhol.

Phil Foden – Início da carreira

Antes de mais nada, Phil Foden teve uma vida ligada ao clube e à cidade inglesa. De antemão, nasceu dia 28 de maio de 2000, em Stockport, cidade da Grande Manchester, na Inglaterra. Dessa maneira, lá viveu grande parte da sua vida.

Assim, logo escolheu seu lado e começou a torcer pelos Sky Blues. Portanto, ainda criança já entrou para as escolinhas de base do time e começou a se destacar, sem mudanças no mercado da bola na juventude.

Inegavelmente habilidoso, o jovem promissor logo chamou a atenção dos olheiros do clube, que já alimentavam rumores de que seria um grande atleta. Sendo assim, acabou lapidado para se tornar um grande craque.

Com efeito de trazê-lo para o time principal, aos 16 anos recebeu uma bolsa para finalizar os estudos. Logo após, veio a sua primeira convocação para um jogo. Dessa maneira, sem entrar em campo, assistiu o empate do Manchester City diante do Celtic por 1 x 1.

Trajetória, conquistas e highlights de Phil Foden

A princípio, Phil Foden chamou muito a atenção do treinador Pep Guardiola, que confirmou rumores e cuidou com grande carinho de seu promissor jogador. Sob o mesmo ponto de vista, o multicampeão espanhol demorou para promover o jogador ao plantel titular. Dessa maneira, o treinador buscava preservar a imagem do jovem atleta, mas sem a possibilidade de uma negociação no mercado de transferências.

Assim, em novembro de 2017, fez a sua estreia pelo profissional em jogos oficiais contra o Feyenoord. Dessa forma, se tornou o jogador mais jovem a atuar em um jogo da Liga dos Campeões. Contudo, aquele só era o começo de um grande craque que mostraria seu potencial no decorrer das temporadas.

O despertar de Phil Foden

Dessa maneira, com o passar do tempo, Phil Foden foi melhorando seu porte físico e sua habilidade técnica. Assim, não demorou para que o atleta começasse a assumir grande responsabilidade – algo que aconteceu já na temporada 2018/19, onde atuou por 26 vezes pelo clube inglês.

Nesse meio tempo, conquistou diversos títulos, tanto individuais quanto coletivos, o que levantou suspeitas de interesses de grandes clubes do exterior no mercado de transferências. Logo na temporada seguinte se destacou, assumindo a titularidade do clube de Manchester.

Dessa forma, entrou 38 vezes em campo pelo City, marcando oito gols e fazendo nove assistências. Portando, o mister espanhol Pep Guardiola estava cada vez mais confiante no jogador que, na época, estava com apenas 19 anos.

Por outro lado, essa foi a pior temporada do Manchester City desde a estreia do jovem promissor, perdendo o titulo da Premier League para o Liverpool e caindo na semifinal para o Arsenal na FA Cup. O clube de Pep Guardiola teve que se contentar com a conquista da Copa da Liga Inglesa.

Diante do péssimo desempenho na temporada anterior, o Manchester City precisava demonstrar um bom desempenho para afastar as péssimas impressões que havia deixado.

Assim sendo, um dos grandes responsáveis pela evolução técnica foi o próprio Phil Foden, que em 2020/21 atuou por 50 vezes na temporada e finalizou se consagrando campeão da Premier League, alimentando mais rumores no mercado da bola.

Final da tão sonhada Liga dos Campeões

Na mesma temporada, o Manchester City também deslanchou na Liga dos Campeões, título que falta ainda na estante do clube, passando com muita tranquilidade pela fase de grupo, chegou com muita moral para a fase eliminatória.

Já fase seguinte, teve a mesma facilidade que teve na outra, ganhando com facilidade do Borussia M'gladbach, do Borussia Dortmund por 4 x 2 no agregado e do badalado Paris Saint Germain por 4 x 1 no somatório, chegando na grande decisão.

Na tão sonhada final chegou como grande favorito a quebrar o tabu, seu adversário seria o bom time do Chelsea, que havia tido uma temporada de grandes altos e baixos.

Diante disso, as expectativas estavam também no rendimento dos bons jovens que haviam em ambos elencos. Phil Foden pelo lado do Manchester City e Mason Mount pelo outro lado. Após um grande jogo, o Chelsea acabou se consagrando campeão vencendo o jogo por 1 x 0.

Phil Foden representando sua seleção

Na mesma época, veio outra conquista pessoal para Phil Foden: foi convocado pelo treinador Gareth Southgate para atuar pela primeira vez pela seleção principal da Inglaterra. Logo após, já teria um grande compromisso, onde começaria a atuar pela Euro 2020. A sua seleção chegou até a final, onde enfrentou a Itália, perdendo nos pênaltis.

Assim, diante do seu desempenho na seleção, recebeu diversos elogios da mídia inglesa e de portais internacionais, sendo considerado por muitos o melhor jogador da Seleção Inglesa. Dessa forma, mostrou que terá um futuro muito prospero no esporte mais popular do mundo, sendo esperado no mercado da bola, por mais que os Citizens o blindem.

Transferências e mercado da bola de Phil Foden

Por estar em um grande clube e ser blindado pelos dirigentes, Phil Foden ainda não foi especulado em nenhuma equipe no mercado de transferências. Contudo, foi considerado o jogador mais valioso do mundo Observatório do Futebol (CIES), o que mostra que por ter apenas 21 anos, promete dar muita glória aos fãs de futebol.

Em dezembro de 2018, o jogador renovou com o clube inglês no mercado da bola até 2024. Entretanto, nada demonstra que há alguma insatisfação do jogador com o clube e assim deverá permanecer por lá por um bom tempo.