Petr Cech e seus 24 clean sheets na temporada 2004/05

Cech chegou à Premier League quebrando recordes logo em sua primeira temporada no futebol inglês

Petr Cech e seus 24 clean sheets na temporada 2004/05
Reuters / John Sibley Livepic

O goleiro Petr Cech tem um currículo recheado de taças. O tcheco ganhou Premier League (4), Copa da Inglaterra (4), Copa da Liga Inglesa (3), Supercopa da Inglaterra (2), Europa League (1) e Champions (1). Junte a todos os troféus o fato de que, em 2015, na vitória do Arsenal sobre o Bournemouth por 2 a 0, Petr Cech chegou à marca de 170 jogos sem tomar gol, tornando-se o goleiro com mais clean sheets da história da Premier League.

Petr Cech e seus 24 clean sheets na temporada 2004/05

Cech alcança à marca de 170 clean sheets (John Sibley/REUTERS)

Pode-se acrescentar ainda que o tcheco alcançou essa marca com 352 jogos disputados, enquanto David James – até então detentor do recorde – chegou ao número de 169 clean sheets em 572 jogos. Ou seja, Cech ultrapassou o recorde tendo disputado 220 jogos a menos que James.

Bom, com todos esses dados, é plausível afirmar que até o mais fanático torcedor do Chelsea não poderia imaginar que o tcheco de 22 anos que desembarcou no Stamford Bridge na temporada 2004/05 seria considerado um dos melhores goleiros do mundo nos anos seguintes.

Na verdade, se analisarmos sua temporada de estreia pelos Blues, o arqueiro já dava mostras de que sua trajetória na Premier League seria histórica.

Afinal, assim que chegou da equipe do Rennes, assumiu a titularidade da meta e foi a base fundamental de uma defesa extremamente sólida que concedeu apenas 15 gols e ajudou a equipe a sofrer apenas uma derrota e, consequentemente, conquistar o título.

E podemos definir o tamanho da importância de Cech para essa conquista com o seguinte número. O goleiro alcançou a marca de 24 clean sheets nos 38 jogos disputados.

Petr Cech ao lado de Didier Drogba, posando com a taça do título da PL 2004/05 (Getty Images )

Leia mais: Os 25 anos do título do Arsenal na Recopa europeia

Esse dado também teve um impacto muito grande para o lado pessoal do arqueiro, visto que com esses 24 jogos sem sofrer um gol, acabou quebrando mais dois recordes da Premier League:

  • Maior quantidade de clean sheets na temporada de estreia;
  • Maior quantidade de clean sheets em uma temporada.

Outro número que mostra a grandeza da primeira temporada de Cech na primeira divisão inglesa, é que dentro desses 24 clean sheets, o goleiro conseguiu uma sequência de 10 jogos sem buscar a bola no fundo da rede:

  • Chelsea 4×0 Norwich
  • Chelsea 1×0 Aston Villa
  • Portsmouth 0x2 Chelsea
  • Liverpool 0x1 Chelsea
  • Chelsea 2×0 Middlesbrough
  • Tottenham 0x2 Chelsea
  • Chelsea 3×0 Portsmouth
  • Blackburn 0x1 Chelsea
  • Chelsea 0x0 Manchester City
  • Everton 0x1 Chelsea

Inclusive um fato curioso aconteceu na temporada atual. No dia 6 de março desse ano, o Twitter oficial da Premier League exaltou o goleiro Alisson, do Liverpool, por ter alcançado a marca de 17 jogos sem tomar gol, tornando-se o goleiro com mais clean sheets em sua temporada de estreia, desde o espanhol Pepe Reina em 2005/06 (20).

Em seguida, Cech respondeu dizendo: “Eu conheço um cara que teve 24 clean sheets em sua temporada de estreia na EPL”.

Leia mais: Como o Aston Villa foi campeão inglês de 1980/81 com apenas 14 jogadores

Seguindo com os dados, o arqueiro tcheco ficou 1024 minutos sem sofrer gols.

No dia 4 de outubro de 2016, contabilizando 181 jogos sem sofrer gol, Cech entrou para o livro do “Guinness World Records” com o recorde de maior quantidade de clean sheets na Premier League.

Mas desde o reconhecimento por esse recorde, esse número aumentou. Agora, são 202 jogos sem sofrer gols, o que deixa o recorde ainda mais expressivo.

Goleiro teve seu recorde reconhecido pelo Guinness (Guinness World Records)

Ao olhar a lista dos goleiros com mais de 100 clean sheets, os dois mais próximos de alcançar esse recorde e que ainda estão em atividade são Joe Hart (127) e David de Gea (100), e mesmo assim com uma diferença abismal.

Enfim, todos esses números apenas comprovam que Petr Cech cravou o seu nome como um dos maiores goleiros da era Premier League. Isso mostra o tamanho da sua grandeza não só para o futebol inglês, mas para o futebol mundial.