Pequenos clubes de Londres: os coadjuvantes da bola na capital inglesa

Conheça os clubes menores de Londres que compõe as principais divisões do futebol inglês

Pequenos clubes de Londres: os coadjuvantes da bola na capital inglesa

A Inglaterra é o berço do futebol. No país, são inúmeros os times que são filiados à Federação Inglesa. Uma das cidades que mais concentra clubes é Londres, sejam grandes ou pequenos.

Somente nas cinco primeiras divisões, das 116 equipes que compunham os torneios nesta temporada, a capital inglesa contava com 16 times.

Muito se fala sobre as equipes da Premier League, bastante conhecidas em razão de estarem na disputa de um dos principais campeonatos do mundo.

Os principais clubes de Londres, Arsenal, Chelsea, Crystal Palace, Tottenham e West Ham, estampam ao final de cada rodada seu espaço no noticiário esportivo. No entanto, muitas outras equipes ficam relegadas a um segundo, terceiro ou até mesmo quarto plano.

Confira o mapa dos clubes de Londres

Times de Londres na Championship

Na segunda divisão dessa temporada, figuram equipes conhecidas, que já disputaram a Premier League com frequência ou que, há pouco tempo, frequentaram a elite inglesa. Porém, há times que buscam voltar aos holofotes da principal liga do país após um longo período.

BRENTFORD

Ano de Fundação: 1889

Estádio: Griffin Park, Distrito de Hounslow

O Brentford não disputa a primeira divisão da Inglaterra desde a temporada 1946/1947, figurando entre a segunda e quarta divisão desde então.

Desde a temporada 2014/2015, disputa de maneira consecutiva a Championship, tendo como melhor colocação o terceiro lugar na última temporada.

CHARLTON ATHLETIC

Ano de fundação: 1905

Estádio: The Valley, Charlton

Um dos tradicionais clubes de Londres, o Charlton é uma equipe bastante conhecida por suas participações frequentes na elite do Campeonato Inglês durante a primeira metade da década de 2000.

A equipe, que possui um título da Copa da Inglaterra (1947) não disputa a Premier League desde o seu rebaixamento na temporada 2006/2007. De lá pra cá, os Addicks alternaram entre a segunda e terceira divisão do país.

FULHAM

Ano de fundação: 1879

Estádio: Craven Cottage, Fulham

Outro clube bastante conhecido, que voltará à Premier League na próxima temporada. Com títulos somente de divisões de acesso, os Cottagers estiveram durante 13 temporadas consecutivas na Premier League entre os anos 2001 e 2014.

Leia mais: 10 jogadores que passaram pelo Wigan e você talvez nem saiba

MILLWALL

Ano de fundação: 1885

Estádio: The Den, Bermondsey

Os Lions são muito conhecidos por sua rivalidade com o West Ham e pelo comportamento de seus hooligans. No entanto, esportivamente, a equipe não reúne grandes conquistas, tendo os títulos de segunda, terceira e quarta divisão.

Na temporada 2003/2004, chegou à decisão da Copa da Inglaterra, sendo derrotado pelo Manchester United. O Millwall disputou a Primeira Divisão somente em duas temporadas. Entre 1988 e 1990, a equipe esteve entre aqueles que compunham a elite da Inglaterra.

QUEENS PARK RANGERS

Ano de fundação: 1886

Estádio: Loftus Road (Kiyan Prince Foundation Stadium), White City

Clube que participou da primeira edição da era moderna do Campeonato Inglês, o Queens Park Rangers esteve presente no torneio durante a década de 1990, voltando a figurar entre os clubes de elite da Inglaterra no início da década passada.

Com um título da Copa da Liga Inglesa além de títulos em divisões de acesso, os Superhoops estão longe da primeira divisão desde o final da temporada 2014/2015.

Times de Londres na League One (3ª divisão)

Na terceira divisão desta temporada, um clube criado por dissidentes de outra equipe londrina.

AFC Wimbledon

Ano de fundação: 2002

Estádio: Kingsmeadow, Kingston upon Thames

A nova encarnação do antigo Wimbledon FC é primeiro clube fundado no século XXI a chegar às divisões profissionais da Inglaterra. Com apenas 18 anos de existência, a equipe conseguiu uma rápida ascensão no futebol inglês, saindo da nona para a terceira divisão em apenas 14 anos. Maior rival do Milton Keynes Dons, o Wimbledon luta para manter-se na League One.

Leia mais: Dixie Dean: O maior artilheiro de uma edição do Campeonato Inglês

Times de Londres na League Two (4ª divisão)

Na última liga administrada pela English Football League, uma equipe busca retornar à disputa das divisões principais do país.

LEYTON ORIENT

Ano de fundação: 1881

Estádio: Brisbane Road (The Breyer Group Stadium), Leyton

A equipe esteve na elite da Inglaterra somente em uma ocasião. Na temporada 1962/1963, o clube debutou na elite, mas acabou rebaixada naquela mesma edição.

Atualmente, o Leyton Orient busca se reerguer. Nas últimas temporadas, a equipe viveu grave crise financeira, culminando com seu rebaixamento para a quinta divisão pela primeira vez em 112 anos.

Sob a administração de seu novo proprietário, Nigel Travis, a equipe conseguiu retornar à League Two logo em sua primeira tentativa, conquistando de quebra, o título da National League.

Times de Londres na National League

A primeira categoria abaixo das divisões profissionais do país conta com equipes menos conhecidas do grande público e que estiveram, na maioria das temporadas, em divisões inferiores.

BARNET

Ano de fundação: 1888

Estádio: The Hive Stadium, Canons Park

O clube nunca esteve além da terceira divisão da Inglaterra, sendo figura presente em campeonatos inferiores. Em seus títulos, estão apenas aqueles de níveis amadores. Há vários anos, o Barnet alterna participações entre a quarta e a quinta divisão inglesa.

Leia mais: 4 desafios com times ingleses no Football Manager 2020

BROMLEY

Ano de fundação: 1892

Estádio: Hayes Lane, Bromley

Equipe situado ao sul da capital inglesa, o Bromley sempre esteve em divisões inferiores no país. E um dos menores clubes de Londres. Sua conquista mais recente foi o título da National League South, o que lhe garantiu o acesso à National League.

DAGENHAM & REDBRIDGE

Ano de fundação: 1992

Estádio: Victoria Road (Chigwell Construction Stadium), Dagenham

Formado a partir da fusão de duas equipes – Dagenham e Redbridge Forest, os Daggers fizeram sua estreia substituindo o Redbridge na quinta divisão.

Passou ainda por divisões inferiores até que na temporada 2006/2007 retornou à National League. Já na temporada 2009/2010, o clube chegou pela primeira vez à League One.

No entanto, no final de 2013, o clube se viu envolvido em um escândalo de apostas online de resultados. Dessa maneira, a equipe acabou declinando para as divisões inferiores, voltando para a divisão em que fez sua estreia.

SUTTON UNITED

Ano de fundação: 1898

Estádio: Gander Green Lane (Knights Community Stadium), Sutton

Também originário da fusão de duas equipes, o Sutton United esteve por muito tempo ligado a torneios amadores da Inglaterra. Ganhou fama em 1970 quando recebeu o Leeds United em jogo válido pela Copa da Inglaterra, em que saiu derrotado por 6 a 0, cuja partida contou com o maior público de sua história.

Sua maior conquista foi o título da National League South em 2015/2016, que garantiu a equipe na quinta divisão inglesa. Pela terceira temporada consecutiva está na disputa da National League.