Pep Guardiola atinge marca expressiva no clássico de Manchester

2 minutos de leitura

Considerado por muitos torcedores e especialistas o melhor técnico da atualidade, Pep Guardiola conta com uma carreira histórica e vitoriosa. Colecionando muitos títulos, o treinador atingiu uma marca expressiva no clássico da cidade de Manchester.

Neste sábado (14), Manchester United Manchester City se enfrentam na Premier League, em situação oposta com relação ao último confronto das equipes, com ambos brigando no G4 e buscando se aproximar do líder Arsenal.

Pep Guardiola atinge marca histórica como treinador no clássico de Manchester

O trabalho de Pep Guardiola como treinador chama a atenção, com uma carreira vitoriosa com muitos títulos e comandando três grandes equipes. Atualmente no Manchester City, onde está desde 2016, o espanhol completa 500 jogos em campeonatos da primeira divisão na carreira como técnico.

A carreira de Guardiola como treinador começou em 2007, ainda no Barcelona B, sendo promovido para o time principal em 2008, ficando até 2012. Na Espanha, foram 152 jogos no comando do Barça pela La Liga, conquistando três das quatro edições que disputou, deixando de levantar o troféu apenas na temporada 2011/12.

Depois de quatro anos na Espanha e um ano sabático, Guardiola aceitou um novo desafio e assumiu o Bayern de Munique, ficando na Alemanha até 2016. Na Bundesliga, demonstrou completo domínio e foi tricampeão em 2013/14, 2014/15 e 2015/16. Além disso, comandou a equipe em 102 jogos.

Por fim, chegou ao Manchester City em 2016, terceiro clube na carreira e os números continuam ótimos. No clássico da cidade de Manchester, chega ao 246º jogo na Premier League, completando assim, 500 jogos como treinador na primeira divisão das competições.

Na Inglaterra, Pep Guardiola continua com uma carreira vitoriosa nas competições de pontos corridos. Em seis temporadas, foi campeão em quatro, em 2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22, perdendo apenas a edição 2016/17 para o Chelsea e 2019/20 para o Liverpool.

O equilíbrio do treinador espanhol nas competições de pontos corridos chama a atenção. Das 13 temporadas que disputou, foi campeão em dez. Além disso, das 499 partidas que esteve no comando, venceu 379, empatou 68 e perdeu apenas 52, sendo 76% de aproveitamento.

Guardiola reconhece melhora no Manchester United

Em outubro de 2022, o Manchester City recebeu os Red Devils no Eihad Stadium e, com amplo domínio na partida, venceu por 6 x 3 na Premier League, contra um rival que enfrentava o momento conturbado e as polêmicas envolvendo Cristiano Ronaldo.

Desde então, Cristiano saiu do Manchester United, que melhorou o rendimento após as polêmicas e entrou no G4, com quatro vitórias consecutivas na Premier League, com a oportunidade de se aproximar do rival na vice-liderança e continuar na disputa pelo título.

Na entrevista coletiva pré-jogo, Guardiola reconheceu o trabalho de Ten Hag. “É normal, novo treinador chega. Muitas coisas devem ser resolvidas. E, obviamente, a melhoria da equipe é clara”, disse o treinador dos Citizens.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.