Com pênalti ‘de vôlei’, Inglaterra é surpreendida e tem atuação sem destaque contra Haiti

3 minutos de leitura

Inglaterra (F)
22/07/23 - 06:30

Finalizado

1

-

0

Haiti (F)

Inglaterra (F) - Haiti (F)

Women's Copa do Mundo - Suncorp Stadium

1° Turno

Se enganou quem pensou que a Inglaterra teria vida fácil e golearia o Haiti na primeira rodada do grupo D da Copa do Mundo feminina. As inglesas não fizeram uma grande partida e venceram as haitianas por 1 a 0, na manhã deste sábado (22), com gol de pênalti marcado por Stanway.

A seleção do Haiti, que disputa o primeiro Mundial, surpreendeu. A equipe começou a partida marcando forte, em cima, e chegou a assustar a zaga da Inglaterra. Do meio para frente, o time inglês não teve tanta criatividade e não conseguiu impor a superioridade que era esperada.

A goleiro Theus, do Haiti, só foi vazada aos 25 minutos do primeiro tempo em mais um pênalti nesta Copa do Mundo. As haitianas quase empataram a partida aos 36 minutos da segunda etapa. A camisa 11 Roseline Eloissaint teve a chance aos pés, dentro da área e de frente para o gol, mas parou na defesa com os pés da goleira Earpes.

inglaterra x haiti na copa do mundo
Earpes evitou empate do Haiti contra a Inglaterra na Copa do Mundo (Foto: Iconsport)

Copa do Mundo dos pênaltis

As oito partidas já disputadas nesta Copa do Mundo tiveram pênaltis marcados. E o aproveitamento não anda bom. Em oito cobranças, apenas quatro foram convertidas, aproveitamento de 50%.

A partida entre Inglaterra e Haiti teve uma checagem de possível pênalti logo aos 16 minutos de jogo, após um pisão de Pierre Louis, do Haiti, em Chloe Kelly, da Inglaterra, dentro da área. Após análise no vídeo, a árbitra marcou uma falta de ataque no início do lance e não deu a penalidade.

Nove minutos depois, aos 25, nova checagem, dessa vez para um possível toque de mão na bola, com os braços altos, quase um bloqueio de vôlei — a arbitragem deu o pênalti. A inglesa Stanway cobrou e parou na defesa de Theus. O VAR novamente entrou em ação, avisando que a goleira se adiantou na cobrança, e mandou voltar. A camisa 8 da Inglaterra foi outra vez para a cobrança, bateu no mesmo canto e, dessa vez, marcou.

Inglaterra não teve vida fácil

A Inglaterra é uma das favoritas na Copa do Mundo, e era de se esperar que não tivesse muita dificuldade para vencer o Haiti, estreante em Copas, nesta primeira rodada. O que se viu em campo, porém, foi o contrário. As haitianas dificultaram a vida das inglesas, que tiveram problemas no meio de campo e não conseguiram criar boas alternativas.

As Lionesses chegaram a passar sufoco contra o Haiti, que se aventurava nos contra-ataques. Faltou um pouco de capricho no terço final para buscar o empate. A melhor chance foi aos 36 do segundo tempo, como citado, que parou em quase um milagre da goleira Earpes.

Já perto do fim, um apito vindo da arquibancada confundiu as jogadoras, que acharam que o duelo havia acabado. A árbitra avisou as atletas, que tiveram mais alguns segundos de jogo antes do apito oficial.

Próximos jogos do Grupo D na Copa do Mundo

A Inglaterra volta a campo na próxima sexta-feira (28), às 5h30, contra a Dinamarca. O Haiti, no mesmo dia, às 8h, encara a China.

A última rodada do Grupo D será disputada no dia 1 de agosto, com os dois jogos às 8h: China x Inglaterra e Haiti x Dinamarca.

Tabela do Grupo D

A Inglaterra, com a vitória, larga na frente no grupo D. Os outros dois integrantes, Dinamarca e China, se enfrentam ainda neste sábado (22), a partir das 9h, no Perth Rectangular. Veja como está a tabela:

• 1º – Inglaterra – 3 pontos – 1 partida – Saldo de gol (1)
• 2º – Dinamarca – 0 ponto – 0 partida – Saldo de gol (0)
• 3º – China – 0 ponto – 0 partida – Saldo de gol (0)
• 4º – Haiti – 0 ponto – 1 partida – Saldo de gol (-1)

Daniel Servidio
Daniel Servidio