Pelé 80 anos: como o Rei desfilou seu futebol contra times ingleses

Rei completa 80 anos, e a PL Brasil te mostra atuações marcantes de Pelé contra equipes inglesas

0
469
Pelé
Daily Express/Hulton/Archive/Getty Images

Neste dia 23 de outubro, há exatos 80 anos atrás, nascia Edson Arantes do Nascimento, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. O jogador brasileiro foi tricampeão da Copa do Mundo e, com a camisa do Santos, dominou, durante toda a década de 1960, o futebol sul-americano. Desse modo, a PL Brasil apresenta a seguir os confrontos envolvendo Pelé e os times ingleses.

Pelé 80 anos: como o Rei desfilou seu futebol contra times ingleses

Santos 4×2 Sheffield Wednesday – 22/10/1962

O primeiro jogo do Santos na Inglaterra aconteceu no dia 22 de outubro de 1962, contra o Sheffield Wednesday. A partida ocorrera apenas 11 dias após o time paulista ter conquistado o Mundial de Clubes, em Portugal, contra o Benfica liderado por Eusébio.

Havia uma enorme expectativa, por parte dos ingleses, de presenciar uma partida envolvendo o jogador brasileiro. A torcida inglesa lotou o famoso estádio de Hillsborough, para presenciar uma grande atuação do clube brasileiro, com o placar finalizado em 4 a 2, com um gol de Pelé e três de Coutinho.

Santos 3×2 Stoke City – 20/09/1969

Após um longo hiato, Pelé retornou aos palcos ingleses, vestindo a camisa santista, em partida disputada diante do Stoke City, o segundo clube mais antigo do futebol inglês, fundado em 1863. A partida ocorrera em 20 de setembro de 1969, no mítico estádio Victoria Ground, com a capacidade máxima de 50 mil pessoas ocupada. Alguns anos após a Copa de 1966, Pelé retornava à Terra da Rainha.

O jogo reunia a lendária esquadra do Santos e o time que, dois anos depois, ganharia a Copa da Inglaterra. Na partida, o Rei desfilou seu futebol e foi a principal figura em campo, com dois gols marcados, em um jogo extremamente disputado que terminou em vitória santista por 3 a 2.

Santos 2×2 West Ham – 22/09/1970

Após a conquista da Copa do Mundo de 1970, com uma atuação magistral, Pelé saiu mais uma vez em excursão com o Santos. E, dessa vez, teve novo encontro com um time inglês, só que nos Estados Unidos. Passados apenas alguns meses da Copa do Mundo daquele ano, os torcedores do mundo todo se encontravam em enorme euforia diante da oportunidade de ver o rei do futebol em campo.

A partida reunia o grande time do West Ham contra o esquadrão santista. O Santos abriu o placar com um belo gol de Pelé, após drible de corpo no zagueiro e chute cruzado de esquerda, na entrada da área.

Por sua vez, após chances para ambas as equipes, os Hammers conseguiram a virada e, no fim da partida, Pelé foi o responsável por empatar o placar com um lindo cabeceio no canto esquerdo do goleiro.

Leia mais: Relembramos 10 jogos entre times ingleses e brasileiros

Santos 1×0 Chelsea – 03/02/1971

No dia 3 de fevereiro de 1971, o Santos voltou a enfrentar um time inglês. Dessa vez na decisão do Torneio Kingston, diante do forte time do Chelsea, que naquele ano, era o atual campeão da Recopa Europeia e da Copa da Liga Inglesa. Como de costume, as atenções estavam todas voltadas para Pelé, que apesar de não ter marcado, fora responsável pelos principais ataques do Santos no jogo.

Por sua vez, os Blues buscaram explorar os contra-ataques, mas acabaram tendo pouco sucesso diante de um time que se impunha e dominava completamente a partida. Contudo, apesar das grandes chances criadas pela dupla Pelé e Edu, o gol santista saiu apenas aos 43 minutos da etapa final, em chute fulminante de Douglas. Após o apito final, a torcida invadiu o gramado, o que gerou uma grande confusão no campo, devido à ação violenta da polícia para reprimir os torcedores.

Santos 1×2 Aston Villa – 21/02/1972

A primeira derrota de Pelé para um time inglês ocorreu em 21 de fevereiro de 1972. Em amistoso frente ao Aston Villa, na cidade de Birmigham, o rei do futebol passou em branco. Apesar disso, teve uma atuação deslumbrante que encantou todos os presentes. Com arrancadas excepcionais, driblando até quatro marcadores, passes de calcanhar e mais lances geniais.

Apesar disso, a atuação do rei não foi suficiente para evitar a derrota santista frente ao forte time do Villa. Mesmo assim, o jogo terminou com o jogador brasileiro saindo ovacionado pela torcida inglesa.

Santos 2×0 Sheffield Wednesday – 23/02/1972

Apenas dois dias após a partida contra o Aston Villa, o time de Pelé voltou a enfrentar outro time inglês, dessa vez, o Sheffield Wednesday. A partida ocorrera novamente no estádio de Hillsborough, com uma presença gigantesca da torcida inglesa. Em campo, o Santos mais uma vez saiu vencedor, contudo, pelo terceiro jogo consecutivo contra times ingleses, Pelé não balançou as redes.

No entanto, apesar de não marcar, o jogador brasileiro mais uma vez foi a principal atração, com lances geniais que apenas o camisa 10 santista conseguia proporcionar. Ao final da partida, a equipe brasileira saiu vencedora pelo placar de 2 a 0 em mais um jogo na Terra da Rainha.

Santos 4×2 Newcastle United – 04/06/1972

Após uma pausa de quatro meses, o Santos foi até Hong Kong disputar um torneio quadrangular. O adversário da vez foi o Newcastle United e, como de costume, o Santos se sagrou vencedor, com uma atuação sensacional de Pelé.

O camisa 10 anotou três gols na partida e protagonizou um verdadeiro espetáculo para os presentes no estádio. Infelizmente, a falta de conteúdo sobre o jogo não possibilita dar maiores detalhes acerca dos demais gols marcados na partida.

Santos 1×2 Fulham – 12/03/1973

A primeira e única vez de Pelé em Londres com a camisa do Santos aconteceu contra o Fulham, no lendário Craven Cottage. Com o estádio lotado, os ingleses se reuniram para ver a vitória do time da casa sobre o Rei. Contudo, apesar da derrota, Pelé mais uma vez encantou aos presentes, sendo o responsável pelo gol santista em um pênalti sofrido pelo próprio camisa 10 após driblar o goleiro e ser derrubado.

Apesar disso, o time londrino saiu vencedor no único confronto entre as duas equipes na história. Com um gol de cabeça e uma jogada bem trabalhada com troca de passes e finalização na entrada da área, o Fulham venceu o Santos do Rei Pelé por 2 a 1.

Leia mais: A noite em que o Fulham venceu o Santos de Pelé

Santos 2×3 Plymouth – 14/03/1973

Dois dias após a derrota para o Fulham, o Santos foi até Plymouth, encarar o time da casa em um Home Park lotado. Com a bola rolando, o time da casa rapidamente abriu o placar, com gol de Mike Dowling logo aos três minutos da etapa inicial. Com dois gols em sequência, marcados por Derek Rickard e Jim Hinch, o Plymouth aumentou a vantagem para 3 a 0 antes dos 30 minutos de jogo.

Por sua vez, o Santos buscou a reação apenas na etapa final, com gol de Pelé, marcado em cobrança de pênalti sofrido por Edu. Além disso, Edu foi o responsável pelo segundo gol santista que deu números finais a partida. Portanto, assim se deu o último jogo de Pelé na em solos ingleses.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • 5 MAIORES BRASILEIROS DA HISTÓRIA DA PREMIER LEAGUE

Não há posts para exibir