Da Barra Funda, em São Paulo, para o leste da Inglaterra. Esse foi o caminho percorrido por Pedro Lima, jovem volante que foi oficializado pelo Norwich City nesta quarta-feira (23). O meio-campista de 20 anos deixou o Palmeiras em uma transferência inesperada em primeiro momento, mas que teve motivos concretos para acontecer.
Por meio de suas mídias digitais, o Norwich anunciou a contratação e deu boas vindas a Pedro Lima. O jogador foi emprestado pelo Palmeiras e ficará na Inglaterra até o fim da atual temporada. Ele prolongou seu contrato com o Verdão até o fim de 2025.
Maturação no sub-21 e aval do treinador: o projeto do Norwich para Pedro Lima
A PL Brasil apurou como o Noriwch pretende utilizar Pedro Lima durante o empréstimo, e como o staff do atleta definiu que tentar a sorte na Inglaterra seria a melhor escolha para o momento.
Inicialmente, Pedro Lima chega para compor o time sub-21 do Norwich na disputa da Premier League 2. Apesar de ser um “campeonato reserva”, a PL2 abriga diversos jogadores promissores, até mesmo atletas mais velhos em busca de ritmo de jogo ou sem espaço nos times de cima. A intenção dos Canários é que o brasileiro comece na categoria sub-21 e, aos poucos, se desenvolva e faça a transição para a equipe principal.
O Norwich joga a Championship, a segunda divisão inglesa. O técnico David Wagner analisou o nome de Pedro Lima e deu sinal positivo para sua contratação. Dessa maneira, ele tem caminho livre para integrar o “time A” após atingir certa maturação no sub-21.
Tanto clube quanto o entorno do jogador trabalham pela regularização do visto de trabalho o mais rápido possível. Se a burocracia for superada, Lima poderá jogar pelo Norwich contra o Chelsea já na próxima sexta-feira (25), às 15h (de Brasília) pela Premier League 2.
Europa sempre foi a prioridade
Pedro Lima tem 20 anos e, apesar de ser uma grande promessa e viver seu ano mais goleador, teria pouco espaço no elenco palmeirense. Como o jogador está no último ano de categoria de base, seu staff começou a buscar um novo desafio. Internamente, a Europa sempre foi consenso.
Para os empresários que cuidam da carreira do meio-campista, seria mais proveitoso atuar no mercado europeu, mesmo que em ligas periféricas, do que no Brasil, em times de menor expressão. Isso porque, no Velho Continente, além do jogador podem se desenvolver tática e tecnicamente, há mais abertura do mercado brasileiro em recontratá-lo posteriormente.
Inicialmente, Pedro Lima seria negociado com a Acadêmica de Viseu, do futebol português. Entretanto, a repercussão negativa fez com que o Palmeiras abandonasse as tratativas. O Norwich surgiu como segunda alternativa e foi ainda melhor aceito pelo entorno do jogador. Ele sempre teve o sonho de jogar no futebol e tratava a experiência como prioridade.
Através de suas redes sociais, Pedro Lima se mostrou muito satisfeito e e destacou ser um sonho jogar no país onde o futebol foi criado. No clube verde e amarelo, ele será parceiro de Gabriel Sara, ex-São Paulo.
Happy to be here! It’s been a dream to me to play football where it started. Thanks @NorwichCityFC for giving me the oportunity of making this dream come true in this colours 💛💚 I’ll always do my best for this club pic.twitter.com/BoRatDMZ9X
— PL (@pedro_limab5) August 23, 2023
Quem é Pedro Lima, grande revelação do Palmeiras?
- Pedro Lima Barros
- 27 de março de 2003 (20 anos)
- 1,84
- Segundo volante com forte chegada à área adversária
- 30 jogos e 12 gols em 2023
- Bicampeão da Copa São Paulo, um título do Brasileirão Sub-20, um título da Copa do Brasil Sub-20 e um título da Supercopa do Brasil Sub-20
- Convocado para as seleções brasileiras sub-15 e sub-20
O Palmeiras conta com Pedro Lima após o empréstimo. O Verdão deseja utilizá-lo no elenco principal, mas entende que o momento não é mais favorável.