Paulo Andrade deixa a ESPN após 21 anos

5 minutos de leitura

Depois da saída de Natalie Gedra, mais um nome ligado à Premier League deixará a ESPN Brasil. O narrador Paulo Andrade deixará a emissora dos canais Disney após mais de 20 anos de atuação na casa.

A informação foi divulgada inicialmente na coluna de Flavio Ricco, no “R7”, e foi confirmada pela PL Brasil.

Procurada pelo R7, a ESPN disse que “não colocará impedimentos para sua saída”. A saída do narrador acontece em meio ao movimento da Globo de promover uma renovação no seu quadro de funcionários das transmissões.

De acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, Paulo Andrade tinha contrato com a ESPN até este ano. O narrador optou por não renovar o acordo e decidiu aceitar a proposta da Globo.

— Paulo narrará futebol no SporTV, canal esportivo da Globo, e também será um dos reforços da emissora na cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em julho — diz a nota do site F5, da Folha de S.Paulo.

Paulo Andrade é um dos nomes mais associados ao Campeonato Inglês pelo público brasileiro, considerado como a “voz” da Premier League. Ele entrou na ESPN em outubro de 2003, após uma passagem pelo SBT. Antes, Antes, havia trabalhado na RedeTV!, TV Gazeta, e pelo canal regional ABC-3, em Santo André.

Internautas reagem à notícia sobre a saída de Paulo Andrade

Os fãs da Premier League foram pegos de surpresa com a notícia sobre a Paulo Andrade. Além de lamentar a saída do narrador dos canais Disney, também ficaram tristes com a possibilidade de ele narrar outras modalidades esportivas ao invés do torneio inglês. Mas também houveram mensagens de carinho e expectativa pelo futuro do profissional.

Paixão falou mais alto?

Nos canais Globo, Paulo Andrade terá a oportunidade de narrar mais partidas de seu time do coração. Apesar de nunca ter assumido oficialmente, há relatos de que o narrador torce para o Corinthians. Em um vídeo publicado no Instagram em 2021, o ex-jogador Vampeta revelou os times pelos quais jornalistas esportivos torcem e trouxe a informação.

Em uma entrevista concedida ao UOL em 2021, Paulo Andrade contou que chegou a jogar nas categorias de base do Timão.

— Eu era sócio, morava perto e comecei a jogar campo no campeonato interno do clube, de associados. Havia um evento anual que era uma partida entre a seleção dos associados e o time da base do Corinthians. Os técnicos (ficavam) presentes para observar os envolvidos. E eu saí dali para fazer parte do time, em 93.

Na Globo, ele terá possibilidade de narrar as partidas do Corinthians no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.