Paul Pogba – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
969
Paul Pogba - Manchester United
Divulgação/Manchester United

Antes de mais nada, Paul Labile Pogba, mais conhecido como Paul Pogba, ou somente Pogba, é jogador de futebol francês de origem guineense que atual como meio-campista do Manchester United e da Seleção Francesa. 

Paul Pogba – Início de carreira

Pogba deu seus primeiros toques na bola aos seis anos, no Roissy-en-Brie, pequeno clube de sua cidade natal, onde ficou boa parte da infância, entre 1999 e 2006. O menino, nascido em Lagny-sur-Marne, comuna localizada no norte da França, filho de pais imigrantes de Guiné, ainda jogou no Torcy, de 2006 a 2007, antes de ir para um clube profissional.

Aos 14 anos, então, foi jogar na base do Le Havre (mesmo clube que revelou Kanté e Mahrez). Por lá, ficou dois anos. Em sua segunda temporada no clube, Pogba foi capitão do time sub-16 até a fase final do campeonato nacional, o Championnat National des 16 ans. Assim, o Le Havre terminou em 2º lugar, atrás do Lens na última fase de grupos, terminando à frente de times como Lyon e Nancy.

Pogba também se estabeleceu como um jovem internacional para seu país, integrando o sub-16 da França. Enfim, o Manchester United, com seu grande faro de observação no mercado da bola, levar o jogador para o sub-18, em 2009. Sempre tido como um grande talento, mas também com personalidade forte, já na base dos Red Devils percebia-se como era diferente. Logo depois, na temporada de 2011/12, então com 19 anos, o jovem francês foi alçado para o time principal e iniciou sua carreira profissional.

Trajetória, conquistas e highlights de Paul Pogba

Antes do início da temporada 2011/12, Ferguson confirmou que Pogba se apresentaria com a equipe principal durante a temporada. “Vamos dar a ele a oportunidade de ver como pode se sair na equipe principal. Ele tem grande habilidade”, afirmou o treinador. Pogba foi promovido ao time reserva do clube permanentemente e fez sua primeira aparição na temporada em 15 de agosto de 2011, na partida de abertura da Premier Reserve League contra o Arsenal. Em 19 de setembro, foi nomeado para o primeiro time a participar da eliminatória da Football League Cup contra o Leeds United.

Pogba estreou na Premier League frente ao Stoke City em 31 de janeiro de 2012. Ainda buscando seu espaço, mas apenas entrando como reserva, raramente de titular, em meados de 2012, após apenas sete jogos como profissional do time de Manchester (todos vindos do banco), os rumores se confirmaram e Pogba assinou pré-contrato com a Juventus-ITA. A negociação irritou o técnico Alex Ferguson na época, que desejava que o permanecesse.

Transferências e Mercado da Bola de Paul Pogba

Na Juventus, o meio-campista não só teve mais oportunidades, como também se tornou um dos grandes astros do futebol mundial. Jogando ao lado de jogadores como Pirlo e Tévez, o francês conseguiu amadurecer de forma rápida e ajudar a equipe em muitas conquistas. Em suma, nas quatro temporadas que jogou pelo time italiano, foi essencial para a equipe confirmar a hegemonia e vencer todos os Scudettos, além de duas Copas da Itália.

Sua ascensão foi tão rápida que, em 2013, então com 20 anos, já conquista o prêmio de Golden Boy, em apenas um ano de Juve. Por ter um empresário considerado como muito ganancioso e mal visto por vários no meio do futebol, Mino Raiola, seu nome é constante no mercado da bola. Apesar de só ter jogado profissionalmente em dois times, o francês é sempre especulado em algum time todo o mercado de transferências. Os rumores acontecem pelo talento em seu futebol, tanto quanto pelo seu empresário, muito influente no meio.

Paul Pogba, como já citado, saiu muito jovem do Manchester United para brilhar na Juventus. Sua transferência no valor de £800 mil, compensação paga, se mostrou um valor baixíssimo pelo o que o jogador rendeu em campo e fora dele. Além do grande desempenho esportivo e conquistas, o time italiano conseguiu no jogador um recorde no mercado da bola em 2016.

Retorno à Manchester

O Manchester United recomprou o jogador pagando a quantia de £89,25 milhões, o tornando o jogador mais caro do mundo na época, nesse mercado de transferências. A quantia assustou a todos, justamente pelo time ter deixado o jogador sair quase de graça.

Por nunca ter jogado seu melhor futebol de forma constante nos Red Devils, os rumores no mercado da bola são sempre grandes em torno de seu nome. O mais recente, no atual mercado de transferências de verão de 2021 é uma possível investida do PSG no jogador. Apesar disso, conquistou, em 2016/17, a Copa EFL e a UEFA Europa League.

Pogba na Seleção Francesa

Já na Copa do Mundo de 2014, o francês fez uma grande competição, eleito o melhor jovem, perdendo apenas nas quartas de final para a futura campeã Alemanha. Posteriormente, em 2015, o Pogba entrou para o time do ano da FIFA, alcançando a final da Champions League.

Novamente com sua seleção, conseguiu chegar na final da Euro 2016, perdendo em casa para Portugal. Sempre muito especulado do mercado da bola, no mesmo ano voltou para o Manchester United. Aliás, em sua temporada de volta, Paul Pogba conquistou a Liga Europa e a Copa da Liga, seus únicos títulos pelo time inglês.

Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, atingiu o auge que um jogador pode chegar pela seleção. O meia foi importantíssimo para o título da França, inclusive com gol na final do torneio. Na Euro 2020, parou nas quartas de final, abaixo das expectativas.