Pat Jennings: Unanimidade entre Arsenal e Tottenham

2 minutos de leitura

A rivalidade entre Tottenham e Arsenal é, além de muito antiga, uma das maiores da Inglaterra. Um jogador vestindo a camisa dos Spurs é para o torcedor do Arsenal um verdadeiro inimigo, assim como um atleta gunner para o fã do Tottenham. Embora exista muita discordância entre os lados, um jogador foi capaz de ser admirado pelos dois clubes: Pat Jennings.

Quem foi Pat Jennings?

Nascido em Newry, na Irlanda do Norte, em 1945, começou no time que leva o nome de sua cidade natal. Depois, foi contratado pelo Watford, em 1963, para disputar a terceira divisão.

No Tottenham

O ótimo desempenho embaixo das traves dos Hornets lhe rendeu uma transferência para o White Hart Lane em 1964. E não foi nada barato, já que os Spurs gastaram 27 mil Libras na jovem revelação.

Durante 13 anos, Pat Jennings defendeu a meta do Tottenham. Ele conquistou, além de prêmios individuais, a Copa da Inglaterra de 1967, duas Copas da Liga (1971 e 1973) e uma Copa da Uefa (1972).

Outro troféu que marcou a carreira do norte-irlandês foi a Supercopa da Inglaterra da temporada 1967/68, dividida com o Manchester United após um empate em 3 a 3.

Na partida, o segundo gol dos Spurs foi marcado por Jennings. Da sua área, ele chutou forte e encobriu o goleiro Alex Stepney.

Em 1977, com 32 anos e 673 jogos com a camisa dos Spurs, o goleiro saiu do Tottenham. O manager do time, Keith Burkinshaw, achou que, por conta da idade, Jennings não renderia mais em um clube de primeira divisão.

No Arsenal

Posteriormente, ele foi para o Arsenal, que o teria como camisa 1 por oito anos.

Em Highbury, disputou três finais de FA Cup (1978, 1979 e 1980) e venceu a de, em um jogo que estará sempre na memória dos Gunners. Até sua despedida, em 1985, foram 327 pelejas disputadas com a camisa do Arsenal.

Após deixar Highbury, Jennings se aposentou do futebol e, inesperadamente, voltou a White Hart Lane.

No Tottenham, visando a Copa do Mundo de 1986, Pat Jennings atuou pelo time de reservas para manter a forma.

Pouco antes da disputa do Mundial, Jennings assinou emergencialmente com o Everton. A ideira era ser o substituto de Bobby Mimms na final da FA Cup, já que o outro arqueiro, Neville Southall, havia se machucado.

Na Copa do México, a Irlanda do Norte não venceu – foram duas derrotas e um empate. Aliás, a última partida de sua carreira, coincidentemente no dia em que completava 41 anos, foi justamente contra o Brasil, que venceu por 3 a 0.

Jogador que mais vezes defendeu a Irlanda do Norte, Pat Jennings atualmente trabalha no Tottenham.

  • E se o Southampton não tivesse vendido seus jogadores?

Leia mais: Os maiores clássicos do futebol britânico, segundo a Sky Sports

PLBrasil
PLBrasil

Criado em 2010, o Premier League Brasil é o maior veículo brasileiro especializado na cobertura do futebol inglês. Fale com a equipe ou envie sua sugestão: [email protected]