Os jogadores com mais participações em gols em uma temporada de PL

Veja os jogadores que mais se destacaram nesses quesitos

maiores artilheiros
Clive Rose/Getty Images

Desde o início da era Premier League, muitos foram os atletas históricos que espantaram o mundo com atuações e temporadas espetaculares na Terra da Rainha. Nesse sentido, a PL Brasil elenca abaixo os cinco jogadores com mais participações diretas em gols numa única temporada de Premier League.

Os maiores artilheiros e assistentes em uma única temporada de Premier League

Temporada 2017/2018: Mohamed Salah – 32 gols e 10 assistências (36 jogos)

Contratado junto à Roma pelo valor significativo de 42 milhões de euros, Mohamed Salah chegou ao Liverpool sob desconfiança devido ao montante pago. Contudo, logo em sua primeira temporada, o egípcio atingiu um nível extraordinário, cessando qualquer dúvida acerca da validade de sua contratação.

Desse modo, Mohamed Salah fora o principal nome do Liverpool na Premier League, sendo responsável por incríveis 32 gols e 10 assistências na temporada. Desse modo, o egípcio assustou os torcedores de futebol ao redor do mundo por sua evolução, algo que resultou na artilharia da competição e, além disso, o prêmio de melhor jogador da Premier League mesmo sem fazer parte do time campeão.

Temporada 2013/2014: Luis Suárez – 31 gols e 12 assistências (33 jogos)

maiores artilheiros
Clive Rose/Getty Images

Luis Suárez chegou ao Liverpool após se destacar no Ajax. Contratado por apenas 26 milhões de euros, o uruguaio viveu seu auge com a camisa dos Reds na temporada 2013/2014. Portanto, com atuações espetaculares, Suárez foi o expoente máximo da campanha que quase deu o título da Premier League ao Liverpool.

Desse modo, na respectiva temporada, o uruguaio contribuiu com 31 gols e 12 assistências, sendo responsável por quase metade dos 100 gols marcados pelo Liverpool. Para além disso, apesar de não ter conquistado o título da Premier League, Luis Suárez fora eleito o melhor jogador daquela temporada, tendo em vista que fora artilheiro e segundo maior assistente da Premier League.

Temporada 2002/2003: Thierry Henry – 24 gols e 20 assistências (37 jogos)

Contratado junto à Juventus pelo valor de 16 milhões de euros, Thierry Henry chegou ao Arsenal em 1999, e através de muito talento e poder de decisão, transformou-se no melhor jogador da história do clube londrino.

Desse modo, na temporada 2002/2003, o francês dominou o futebol na Terra da Rainha, com partidas espetaculares, o atacante  somou incríveis 24 gols e 20 assistências na Premier League, estabelecendo o recorde de maior assistente em uma única edição do torneio.

O impacto fulminante de Thierry Henry no Arsenal foi imenso, na medida em que, dos 37 jogos em que esteve em campo, contribuiu com gol ou assistência em 27 partidas. Para além disso, é fundamental destacar, que o francês somou 44 dos 85 gols marcados pelos Gunners na competição. Portanto, devido ao seu talento, classe e capacidade de decisão, o camisa 14 se consolidou enquanto um dos melhores jogadores da história da Premier League.

Temporada 1994/1995: Alan Shearer – 34 gols e 13 assistências (42 jogos)

Alan Shearer é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores atacantes da história da Premier League. Além de ser o maior artilheiro da competição com 260 gols, o inglês conseguiu um feito extraordinário na temporada 1994/1995, ao contribuir diretamente com 47 gols na campanha espetacular do Blackburn que foi coroada com um título histórico.

Nesse sentido, o inglês viveu uma temporada brilhante, sendo de forma absoluta, o melhor jogador da competição. Além disso, é válido destacar que Alan Shearer colaborou com quase 60% dos 80 gols marcados pelo Newcastle na campanha.

Portanto, além de ser um exímio finalizador, Alan Shearer detinha enorme qualidade técnica, visão de jogo e passes apuradíssimos. Por sua vez, atributos que constituíram um dos maiores atacantes da história do futebol inglês.

Temporada 1993/1994: Andrew Cole – 34 gols e 13 assistências (40 jogos)

O atacante chegou ao Newcastle por 2 milhões e 700 mil euros para comandar o ataque na temporada 1993/1994. Portanto, logo em seu primeiro ano na Premier League, apenas aos 23 anos, Andrew Cole fez história com a camisa dos Magpies. Com 47 participações diretas em gols, o inglês fora o nome principal da campanha que levou o Newcastle à 3ª colocação do campeonato.

Desse modo, os números da temporada espetacular de Andrew Cole são ainda mais impactantes, ao observarmos a proporção de seus gols e assistências. Tendo em vista que o Newcastle marcou 82 gols, apenas o atacante inglês fora responsável por mais da metade dos gols do time na competição. Portanto, na temporada 1993/1994, Andrew Cole estabeleceu o recorde de maior participações em gols em uma única temporada na história da Premier League.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • FANTASY: O CARTOLA FC DA PREMIER LEAGUE?