Paris FC e Lyon são eliminados da Copa da França

Paris FC e Lyon são eliminados da Copa da França
Paris FC e Lyon são eliminados da Copa da França (Divulgação/AFP)

Primordialmente, após dez dias do incidente, a comissão disciplinar da Federação Francesa eliminou Lyon e Paris FC devido à briga generalizada que ocorreu na Copa da França. Além disso, ambos os clubes foram multados, mas o Lyon sofreu a maior pena devido à recorrência nas competições nacionais.

A princípio, a briga entre as torcidas começou a acontecer após a volta das equipes ao campo. Torcedores do Lyon encapuzados jogaram sinalizadores na torcida mandante, gerando um conflito entre as duas torcidas. Ainda mais, na sequência o caos das arquibancadas acabou alastrando para o gramado e fazendo as equipes voltarem ao vestiário e decidirem não voltar a disputar a partida.

Punições de Paris FC e Lyon

Lyon

– Derrota nos pênaltis para o Paris FC na Copa da França

– Proibição da presença da torcida nos jogos como visitante em todas as competições na França, incluindo a Ligue 1, até o final da temporada

– Exclusão da Copa da França de 2022/23 em caso de reincidência de casos de violência da torcida

– Multa de 52 mil euros

– Custeio das obras de reparação dos estragos no estádio Sebastien Charlety

Paris FC

– Derrota nos pênaltis na partida contra o Lyon pela Copa da França

– Cinco jogos sem público nas próximas cinco partidas oficiais

– Multa de 10 mil euros

Por fim, ambas as agremiações não se pronunciaram após a punição da Federação Francesa. Além disso, o Lyon já passou por um caso parecido contra o Olympique de Merserlie. Nesse sentido, o episódio é mais um problema externo enfrentado pelo Lyon, que vai ter a saída de Juninho Pernambucano e a suspensão de seu presidente em janeiro.