Por que McClean se recusa a usar a papoula em homenagem aos soldados britânicos?

No início de novembro, o Reino Unido presta homenagem àqueles que sacrificaram suas vidas em guerras, mas o ato não é compartilhado pelo winger do West Bromwich

3
340
papoula em homenagem aos soldados britânicos
Uniforme do WBA com a papoula aplicada (Foto: Divulgação/West Bromwich Albion)

O início do mês de novembro é um momento importante no Reino Unido, pois esse é o período que em diversas atividades – e entre elas o futebol -, presta-se homenagem aos mortos em guerras que a Grã-Bretanha esteve envolvida, numa forma de refletir e agradecer pelo sacrifício daqueles que faleceram com o objetivo de manter o país seguro.

No dia 11 de novembro, as homenagens são intensificadas por conta do Dia do Armistício, data que deu fim aos conflitos entre Aliados e a Alemanha na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • O que foi o Desastre de Hillsborough?

papoula em homenagem aos soldados britânicos
Revelado pelo irlandês Institute, McClean está nos Baggies desde 2015. Acumula três gols em 39 jogos pelo clube de West Midlands (Foto: Reprodução)

Como neste ano, o dia 11 de novembro coincide com a data Fifa, os clubes prestaram homenagens nos últimos fins de semana, com a realização do um minuto de silêncio e a aplicação do desenho da papoula nos uniformes e na lapela dos técnicos.

A flor acabou se tornando o símbolo do movimento em homenagem e respeito aos soldados britânicos mortos em guerras.

Um dos motivos é o fato dos campos de batalha em Flandres, no norte da Bélgica, terem ficado cobertos por papoulas ao fim do conflito – num sinal de renovação, esperança, a flor que brota numa terra arrasada pelo chumbo.

Papoula simboliza a homenagem dos britânicos aos que morreram pelo país em guerras (Foto: Reprodução)
A papoula simboliza a homenagem dos britânicos aos que morreram pelo país em guerras (Foto: Reprodução)

No entanto, há muitas temporadas, James McClean, atualmente no West Bromwich Albion, recusa-se a usar a papoula e tem causado uma grande polêmica na Grã-Bretanha.

Ele decidiu não prestar a homenagem nos jogos contra Manchester United e Leicester na temporada passada, mantendo a postura que já adotava quando jogou pelo Wigan Athletic e pelo Sunderland.

Em 2016/2017, seu uniforme contra o Manchester City não teve a papoula aplicada no peito, diferente dos demais jogadores dos Baggies. Atento ao fato, uma reportagem do jornal Birmingham Mail tentou descobrir o motivo.

Leia mais: Copa da Inglaterra: quem são os maiores campeões do torneio? 

Uniforme do WBA com a papoula aplicada (Foto: Divulgação/West Bromwich Albion)
Uniforme do WBA com a papoula aplicada para as homenagens em 2016 (Foto: Divulgação/West Bromwich Albion)

Para entender a polêmica, precisamos voltar no tempo. McClean é nascido em Derry, a segunda maior cidade da Irlanda do Norte, país que como a Escócia e o País de Gales, são ligados politicamente ao Reino Unido.

No entanto, no nível de seleções, McClean representa a República da Irlanda, que obteve sua separação de forma nada amigável. Foram anos de conflitos até o Tratado Anglo-Irlandês, que em 1921, pôs fim à Guerra de Independência da Irlanda.

Neste tratado, ficou definido que seis dos nove condados da província de Ulster, no norte, passariam a ser a Irlanda do Norte.

Irlanda do Norte ainda é ligada politicamente com o Reino Unido, diferente da vizinha República da Irlanda
Irlanda do Norte ainda é ligada politicamente com o Reino Unido, diferente da vizinha República da Irlanda (Mapa: Reprodução)

Além disso, Derry foi palco do “Domingo Sangrento”, eternizado pela música “Sunday Bloody Sunday” do U2.

Em 30 de setembro de 1972, tropas britânicas reprimiram cruelmente uma manifestação pelos direitos civis realizada na cidade. Estes protestavam contra as prisões sumárias por suspeita de envolvimento com atos terroristas, ligados ao Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês).

O IRA luta pela separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e posterior (re)união com a República da Irlanda. McClean cresceu no bairro de Creggan, justamente de onde seis pessoas mortas no episódio também vieram.

Leia mais: Os 10 maiores artilheiros da Premier League

Confronto entre exército britânico e manifestantes marcou o "Domingo Sangrento" em setembro de 1972 em Derry (Foto: BBC)
Manifestantes protestam contra prisões sumárias em Derry, e conflito com o exército britânico marcou o “Domingo Sangrento” em setembro de 1972 (Foto: BBC)

Em entrevista recente ao site oficial do West Brom, McClean justificou o porquê não usa a papoula:

“Nós estamos chegando no período de homenagens, e não vou usar a papoula em meu uniforme”, disse McClean. “As pessoas dizem que estou sendo desrespeitoso, mas não perguntam o porquê escolhi não usá-la. Se a papoula fosse usada pelas vítimas da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, somente, eu a usaria sem problema. Eu a usaria em todos os dias do ano se este fosse o caso, mas não é. Ela se refere a todos os conflitos que a Grã-Bretanha esteve envolvida. Por conta da história de onde vim em Derry, eu não posso usar algo que represente isto.”

McClean já relatou ter sofrido várias ameaças de morte por conta de sua decisão de não usar a papoula.

Na pré-temporada de 2015, reacendeu a polêmica num amistoso realizado nos Estados Unidos, virou as costas quando o hino do Reino Unido, “God Save The Queen”, foi executado antes da partida.

McClean vira as costas durante a execução do hino do Reino Unido em amistoso nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/YouTube/Charleston Battery)
McClean vira as costas durante a execução do hino do Reino Unido em amistoso nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/YouTube/Charleston Battery)

Você concorda com a postura de McClean de não usar a papoula em homenagem aos soldados britânicos? Ele poderia ter lidado com a situação de alguma outra forma? Opine!

3 COMENTÁRIOS

  1. Não acho desrespeitoso, e sua exposição a não ser uma homenagem aos mortos somente na I e II GM reforça sua ideologia juntamente com a luta do seu povo contra a imposição britânica no seu local de nascimento. Parabéns McClean, Bono Vox está te aplaudindo a cada jogo por isso.

Comments are closed.