O Chelsea enfim voltou a vencer na Premier League. Os Blues bateram o Bournemouth por 3 a 1 no Vitality Stadium, neste sábado (6), em jogo válido pela 35ª rodada. Conor Gallagher abriu o placar no começo do jogo e Matias Viña, ex-jogador do Palmeiras, empatou com um golaço ainda na etapa inicial. Mas, já no fim do jogo, Badiashile contou com uma falha do goleiro Neto para marcar e João Felix fechou o placar.
Fim da sequência negativa para o Chelsea
A vitória sobre o Bournemouth encerrou uma sequência de nove jogos e dois meses do Chelsea sem vencer uma partida. O último triunfo havia sido contra o Leicester, em 11 de março. Na sequência estavam sete partidas pela Premier League e as duas derrotas para o Real Madrid pela Champions League.
Foi também o primeiro jogo que Frank Lampard venceu desde que voltou ao comando dos Blues, ainda que de forma interina. Ele tinha seis derrotas seguidas no cargo.
O resultado ainda só veio graças ao fim de outros tabus: o primeiro gol de Badiashile com a camisa do Chelsea e apenas o segundo gol do atacante João Felix, que só havia marcado no empate contra o Everton em 18 de março.
O Chelsea, no entanto, ainda faz sua pior campanha no século de Campeonato Inglês. O clube é apenas o 11º colocado, 17 pontos abaixo do quinto colocado. Ao menos agora não tem mais chances de rebaixamento. Já o Bournemouth, que venceu quatro dos últimos seis jogos, ainda é o 14º, com nove pontos e um jogo a mais que o primeiro time da zona de rebaixamento.
Up and running in Chelsea colours! 👏#BouChe pic.twitter.com/qyrHIxXRak
— Chelsea FC (@ChelseaFC) May 6, 2023
Brasileiros: Thiago Silva e Neto falham nos gols
A partida não foi a melhor para os brasileiros envolvidos, principalmente o goleiro Neto. O arqueiro dos Cherries, revelado pelo Athletico-PR, ficou parado no gol de cabeça de Gallagher, espalmou para dentro o chute de Badiashile e nada pôde fazer na finalização de João Felix.
Do outro lado, Thiago Silva também fez um jogo abaixo da média: o zagueiro brasileiro entrou na roda do Bournemouth durante o lance do gol sofrido e foi o principal responsável por ceder espaço para Viña marcar um golaço da entrada da área. A diferença para Neto é que o capitão do Chelsea compensou em outros lances defensivos e, claro, saiu com a vitória.
Golaço de ex-Palmeiras
Se os brasileiros não tiveram tanto destaque, o mesmo não pode se dizer do uruguaio Viña. Aos 21 minutos de jogo, o lateral começou uma jogada pela esquerda e combinou belas tabelas com Ryan Christie e Dominic Solanke antes de cortar para a direita na entrada da área e, com o pé ruim, acertar o ângulo de Kepa. Foi o segundo gol em nove jogos do uruguaio na Premier League — ele já havia marcado contra o Tottenham.
Viña chegou em janeiro no Bournemouth, por empréstimo, vindo da Roma. Antes, ele defendeu o Palmeiras por duas temporadas, nas quais fez 70 jogos e marcou cinco gols — além de ter vencido duas vezes a Copa Libertadores.
What a feeeeeling 😮💨 pic.twitter.com/SXwLGxbFUE
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) May 6, 2023
Próximos jogos
O Chelsea recebe o Nottingham Forest no próximo sábado (13), às 11h (de Brasília), em jogo pela 36ª rodada da Premier League. No mesmo dia, horário e rodada, o Bournemouth visita o Crystal Palace.