Mapa interativo mostra origem dos estrangeiros da Premier League

Confira quais países mais forneceram jogadores para o Campeonato Inglês

0
379
jogadores estrangeiros premier league

Desde sua primeira edição, jogadores estrangeiros possuem um papel importante na Premier League. É fácil de lembrar alguns dos mais marcantes: Thierry Henry batendo recordes pelo Arsenal, Sergio Agüero pelo Manchester City, Peter Schmeichel e van der Sar com passagens históricas pelo Manchester United. A lista é extensa.

Desde 1992, são mais de 2200 jogadores estrangeiros que passaram pelo campeonato inglês em algum período da carreira, originários de mais de 110 países. Esse intercâmbio de atletas permitiu que a liga aumentasse a qualidade de seu jogo e melhorasse sua exposição internacional.

A nação fora do Reino Unido que mais cedeu jogadores para a Premier League foi a França, com 210 representantes. O Brasil, por sua vez, teve 79 jogadores no campeonato, qualificando-o como o país da América do Sul com mais atletas. Na temporada 2019/2020. Mbwana Samatta, do Aston Villa, foi o primeiro representante da Tanzânia na história do torneio.

Leia mais: 7 passagens inusitadas de brasileiros na Premier League

A PL Brasil preparou um mapa interativo especial para trazer os estrangeiros que atuaram na Premier League e seus países de origem. Estão inclusos os jogadores que disputaram pelo menos uma partida no campeonato, desde sua primeira temporada. Os outros países do Reino Unido (País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia) não foram inclusos na conta.

Para utilizá-lo, passe o mouse a cima de cada país. Ao fazer isso, uma caixa com informações será mostrada. É possível observar os seguintes dados: número total de jogadores, quem mais fez gols e quem possui mais jogos na Premier League.

Para dar zoom, aperte Ctrl + Scroll. Os territórios com tons mais escuros representam os com mais jogadores, enquanto países em cinza ainda não possuem nenhum representante.

Os estrangeiros da Premier League e seus países de origem

Leia mais: Quiz: adivinhe esses brasileiros que jogaram na Premier League