Quem é o atacante da 3ª divisão que salvou o País de Gales no primeiro jogo sem Bale

3 minutos de leitura

O País de Gales visitou a Croácia neste sábado (25), na cidade croata de Split, pela primeira rodada do grupo D das Eliminatórias da Eurocopa. Foi a primeira partida da seleção galesa após a aposentadoria de Gareth Bale, maior estrela do futebol nacional que pendurou as chuteiras em janeiro último.

22/02/24 - 15:26

-

Quem é o atacante da 3ª divisão que salvou o País de Gales no primeiro jogo sem Bale

Leia mais:

Tudo apontava para o favoritismo da seleção croata, que terminou em terceiro lugar no último Mundial. Os donos da casa de fato abriram o placar no primeiro tempo, com um gol de bico de Kramaric, e foram melhores por boa parte do jogo. Na etapa final, Perisic carimbou o travessão com um belo voleio de canhota, quase da lateral do campo, que decidiria o resultado.

Estreante do País de Gales empata no último minuto

Mas, nos minutos finais, Gales foi se sentindo mais confortável no jogo e passou a ameaçar o gol defendido por Livakovic. Até que, aos 48 minutos do segundo tempo, um lateral cobrado na área — o famoso “latereio” — terminou em gol de empate galês. Tudo isso graças ao atacante Nathan Broadhead, que fez sua estreia na seleção de País de Gales.

Broadhead tem 24 anos e fez parte das categorias de base no Wrexham, que é no seu país natal, e concluiu sua formação no Everton. Ele foi promovido aos profissionais em 2017 e, apesar de ter contrato com Everton por seis anos, atuou somente uma vez — justamente sua estreia como profissional, em dezembro de 2017, numa partida da Europa League contra o Apollon.

Entre 2017 e 2023, o atacante vestiu as camisas de Burton Albion, Sunderland e Wigan. Depois de fazer a primeira metade da atual temporada com a camisa do Wigan, jogando na Championship — a segunda divisão inglesa –, Broadhead foi negociado com o Ipswich Town, da Football League One –a terceira divisão da Inglaterra.

Desde então, ele entrou em campo 13 vezes, marcou quatro gols e deu duas assistências. Com seis vitórias nos últimos seis jogos, o Ipswich é o atual terceiro colocado, atrás do Plymouth e do Sheffield Wednesday, e está forte na briga pelo acesso à Championship.

Broadhead na temporada 2022/23

  • 35 jogos – 22 pelo Wigan e 13 pelo Ipswich
  • 20 jogos como titular – 11 pelo Wigan e 9 pelo Ipswich
  • 9 gols – 5 pelo Wigan e 4 pelo Ipswich
  • 2 assistências – ambas pelo Ipswich

No jogo contra a Croácia, o atacante entrou pela primeira vez com a camisa da sua Seleção aos 21 do segundo tempo e, no último minuto, apareceu no segundo pau para completar no gol a cobrança de lateral. Um empate que foi muito comemorado pelo garoto e pelos galeses em Split, e que deixa os países empatados na largada das Eliminatórias.

Aposentadoria de Bale

O jogo marcou o início de uma nova era no País de Gales. Depois de 16 anos, foi o primeiro que a Seleção disputou sem a chance de poder convocar Gareth Bale. O canhoto anunciou o fim de uma carreira vitoriosa, que passou por Southampton, Tottenham, Real Madrid e Los Angeles FC, no último mês de janeiro, aos 33 anos.

Além do futebol de clubes, Bale também cumpriu sua missão com o seu país. Com ele em campo, os galeses alcançaram uma histórica semifinal de Eurocopa, em 2016, e voltaram a disputar uma Copa do Mundo após 64 anos. O desempenho no Catar, no entanto, foi decepcionante — Gales fez a terceira pior campanha na Copa, sendo eliminado na primeira fase no grupo com Inglaterra, Irã e Estados Unidos.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]