Meio-campista de 21 anos do São Paulo é cobiçado pelo mercado europeu e convive com consultas quase diárias
Assim como foi na última janela europeia, a revelação campeã da Copa do Brasil com o São Paulo Pablo Maia segue recebendo consultas de vários clubes europeus no mercado da bola. Atlético de Madrid, West Ham, Brentford e Nottingham Forest são alguns dos times que procuraram os representantes do jogador durante o verão europeu.
Visado no mercado, Pablo Maia recebeu uma nova consulta recentemente. Segundo apurou a PL Brasil, um clube grande da Itália foi o último a manifestar interesse no meio-campista do São Paulo.
A movimento de “consulta” é usual nos bastidores do futebol. Normalmente, um clube interessado, por meio de seu departamento de análise, ou um empresário intermediário procura o staff do atleta ou diretoria do clube detentor do atleta com uma lista de inquisições:
- Em qual quantia o clube detentor avalia o jogador?
- Por quanto o clube detentor aceitaria a começar a negociar?
- Qual seria a pretensão salarial do atleta?
- Qual a situação física do atleta?
- Como é a personalidade do jogador em campo?
- Como é a personalidade do jogador fora do campo?
Perguntas como essas, que podem ser desmembradas em muitas outras, são realizadas. A partir daí, uma proposta oficial pode ou não ser apresentada.
O São Paulo e o staff de Pablo Maia têm convivido com perguntas como essa quase diariamente. Grande movimentação no meio de campo, capacidade de fazer o jogo fluir, qualidade nos passe curtos e longos e boa finalização: essas são as características de Pablo Maia, um meio-campista praticamente completo que, aliadas a juventude (21 anos) e a nacionalidade brasileira, atraem scouts de clubes de toda a Europa, ouviu a PL Brasil.
Desejo de jogar na Europa
Em entrevista ao “Podcast Denílson Show”, na última segunda-feira (9), Pablo Maia disse que tem o sonho de jogar na Europa, principalmente na Champions League, mas garantiu que segue com planos no São Paulo.
— Tenho sonho, com certeza, de estar na Europa, jogando Liga dos Campeões. A gente sempre vê na TV aquele hino, não tem como não sonhar com isso. E comigo não é diferente, tenho um sonho de jogar lá, nas melhores ligas de lá. Gosto bastante da Premier League, LaLiga… Tenho um sonho, mas também tenho um plano, se for ou se não for — disse.
Durante a conversa, Pablo Maia admitiu que recebeu propostas oficiais para deixar o Tricolor na janela do meio do ano. Porém, o momento decisivo do São Paulo na temporada fez com que o meia permanecesse no Morumbi.
— Tive proposta na última janela, antes do título (da Copa do Brasil), mas o São Paulo não liberou. Foi no meio do ano. Falei para o meu empresário: “Estou bem tranquilo, quero terminar o ano aqui, ainda mais que está chegando os reforços e estamos brigando pelos títulos, quero aproveitar o momento aqui. Façam o que for melhor para mim e para o São Paulo” — completou o atleta.
Pablo Maia renovou seu contrato com o São Paulo em abril, estendendo o vínculo até dezembro de 2027. O meia está em sua segunda temporada como profissional e já acumula 108 partidas pelo Tricolor, sendo 83 como titular, cinco gols e três assistências.
Há uma semana… ela chegou de vez!! 🏆🇾🇪⚽️@SaoPauloFC @CopaDoBrasilCBF pic.twitter.com/XH3PC3JR2b
— Pablo Maia (@Pablo_Maia02) October 1, 2023
Pablo Maia elogiado por Hernanes
Meio-campista, revelado pelo São Paulo, venceu um título importante e foi para a Itália… Os caminhos de Pablo Maia lembram os de um ídolo recente do São Paulo. Hernanes iniciou sua carreira no Morumbi. Fazia golaços de fora da área, venceu dois títulos do Campeonato Brasileiro seguidos (2007 e 2008) e depois foi para a Lazio. O próprio “profeta” já disse em entrevista à PL Brasil que o atual camisa 29 do time paulista o lembra seu início no futebol.
— Pablo Maia faz uns golaços de fora da área. Os chutes dele me lembram meu começo de carreira. Não tenho acompanhado muito os jogos, não sei dizer se estariam prontos para a Europa — disse Hernanes.
Pablo Maia no Liverpool?
Antes das contratações de Ryan Gravenberch e Wataru Endo, Pablo Maia foi apontado pelo jornalista britânico Tim Vickery, em um programa da “Sky Sports”, como um dos substitutos ideais para Fabinho no Liverpool.
O estilo de jogo do meia são-paulino encaixaria perfeitamente no estilo de jogo do técnico Jürgen Klopp. Os Reds, inclusive, chegaram a fazer contato com pessoas ligadas ao brasileiro durante a janela de verão europeu, mas foi algo muito superficial e a possibilidade da cria do Morumbi jogar em Anfield é uma incógnita.