Os melhores jogadores da história Premier League

Os melhores jogadores da história Premier League

Antes de mais nada, a Premier League é considerada a liga mais dominante do mundo. Contudo, teve em seus campos atletas que entraram para a história da liga, do futebol inglês e, principalmente, para a história do futebol.

De antemão, confira um pouco da história dos melhores jogadores da história que já jogaram na Inglaterra, baseando-se em títulos, habilidade e impacto que tiveram em suas equipes durante a Premier League.

Sergio Agüero – Manchester City

Foto: Divugação / Getty Imagens

Antecipadamente, o atacante Sergio Agüero se despediu do Manchester City na última temporada, deixando um grande legado no clube. Assim, ao longo da sua passagem na Inglaterra, o argentino marcou mais de 260 gols em 389 jogos pela camisa do Manchester City, se tornando o maior artilheiro da história do clube.

Logo, na sua última partida pela Premier League, Kun quebrou o recorde de Wayne Rooney (183 gols), se tornando o jogador com mais gols por um único clube do Campeonato Inglês. Ao todo, Agüero conquistou 15 títulos, sendo a Premier League quatro vezes, a Copa da Inglaterra em 2019, a Copa da Liga Inglesa seis vezes e a Supercopa Inglesa três vezes.

Patrick Vieira – Arsenal e Manchester City

Foto: Divugação / Getty Imagens

Um dos maiores jogadores de sua geração, Patrick Vieira se juntou ao Arsenal em 1996, onde ficou por dez anos. Na sua primeira temporada, jogou 38 jogos pelos Gunners, o que o ajudou a crescer como jogador. Assim, o atleta acabou se tornando parte integrante e importante da equipe do Arsenal.

Se tornou capitão do Arsenal em 2002, nunca deixando de levantar pelo menos uma taça no final da temporada. Após nove anos nos Gunners, o jogador deixou a equipe. Ele ainda voltaria à Premier League mais tarde, encerrando sua carreira de jogador no Manchester City, onde ganhou mais uma Copa da Inglaterra.

O jogador francês ganhou inúmeros troféus em sua carreira, como a Premier League em três vezes, a FA Cup quatro vezes e a FA Community Shield três vezes. 

Patrick era um meio-campista completo em todos os sentidos do jogo. Por fim, após a sua saída do Arsenal, o clube nunca mais conseguiu suprir a posição por completo.

Steven Gerrard – Liverpool

Foto: Divulgação / Liverpool

Um dos melhores meio-campistas da sua geração, Stevie Gerrard marcou o futebol inglês ao longo de 15 temporadas. Assim, a lenda do Liverpool entrou em campo 504 partidas, marcando 120 gols e assinando 92 assistências.

Gerrard não ganhou o título da Premier League com o Liverpool, mas recebeu uma série de outras honras durante seu tempo em Anfield. O jogador venceu a Copa da Inglaterra duas vezes, a Copa da Liga três vezes, a Liga dos Campeões e a Copa da UEFA uma vez.

Individualmente, ganhou seis vezes o prêmio de jogador do mês da Premier League. Além disso, foi nomeado o jogador do ano da PFA em 2005/06 e eleito oito vezes para a Seleção do Ano da PFA. Ainda, em 2005 ficou em terceiro lugar na disputa pela Bola de Ouro.

Frank Lampard – West Ham, Chelsea e Manchester City

Foto: Divugação / Premier League

O meio-campista inglês Frank Lampard é sem dúvidas o melhor e maior jogador da história do Chelsea. Neste ínterim, marcou o futebol inglês com sua classe e visão de jogo.

Primeiramente, teve uma pequena passagem pelo West Ham, onde obteve destaque e chamou a atenção de outros times da Premier LeagueFoi então que Lampard foi em busca de novos desafios. Dessa forma, o Chelsea mostrou interesse e conseguiu o contratar, já que o jogador queria ficar em Londres.

Após 13 anos em Stamford Bridge, Lampard se tornou o maior goleador da história do clube e deu mais de 100 passes para o gol. Ademais, ganhou 17 troféus, incluindo três títulos da Premier League, além de honrarias individuais.

Ainda mais, foi emprestado por uma temporada para o Manchester City, tendo uma passagem apagada.

Eric Cantona – Leeds United e Manchester United

Foto: Divugação / Getty Imagens

O controverso Eric Cantona passou apenas cinco temporadas na Inglaterra. Contudo, mesmo em pouco tempo o francês construiu um legado duradouro.

Assim, Cantona se juntou ao Leeds com apenas 24 anos. Na sua primeira temporada, o jogador fez apenas três gols, mas ajudou o Leeds a vencer pela terceira vez em sua história a Liga Inglesa.

Então, em 1992, durante o meio de temporada, Eric Catona se transferiu para os Red Devils, onde ajudou a equipe a conquistar o título inglês e o primeiro com o atual nome de Premier League.

Assim, levantou a taça, por cinco vezes, do Campeonato Inglês, ganhou quatro Supercopas da Inglaterra e duas Copas da Inglaterra

O seu único grande vínculo com um clube foi com Manchester United, e a história com essa linda camisa terminou em 1997, quando o jogador anunciou sua aposentadoria com apenas 30 anos. 

Ryan Giggs – Manchester United

Foto: Divulgação / Dave Thompson

Era claro que a história de Ryan Giggs, o jogador que mais vezes ganhou a Premier League, não poderia faltar. Com uma camisa só, o atleta passou todos os 24 anos de sua carreira em Old Trafford, jogando pelo seu clube de coração.

Em 22 temporadas de Premier League, Giggs fez 632 aparições para os Red Devils, sendo o jogador que mais jogou partidas no Campeonato Inglês. Os títulos de Ryan Giggs são muitos, mas podemos destacar os 13 da Premier League, quatro da FA Cup e três da Copas da Liga

O jogador galês, durante toda sua carreira, mostrou alto desempenho e muita consistência, sendo um dos maiores jogadores que jogaram a competição.

Wayne Rooney – Everton e Manchester United

Foto: Divulgação / Premier League

Wayney Rooney é disparado um dos maiores jogadores que já jogaram a Premier League, sendo considerado por muitos o maior talento da Inglaterra.

A sua estreia ocorreu em 2002 pelo Everton, seu clube de infância. Assim, Rooney ganhou logo destaque com suas boas atuações e se transferiu duas temporadas depois para o Manchester United.

Durante seu tempo no clube de Manchester, o inglês ganhou inúmeros prêmios, inclusive cinco vezes a Premier League. Além disso, Rooney se tornou o maior artilheiro da seleção inglesa e do Manchester United.

Por fim, em 2017, após 13 anos no United, retornou ao Everton e jogou por uma temporada. Ademais, alcançou o 200º gol pela Premier League e a 103ª assistência, quebrando o recorde de Frank Lampard.

Alan Shearer – Blackburn Rovers e Newcastle

Foto: Divugação / Popperfoto

Alan Shearer é amplamente considerado como um dos melhores atacantes que já atuaram na Liga Inglesa. No início da sua carreira, Shearer chegou aos profissionais do Southampton, chamando atenção de várias equipes após marcar um total de 43 gols.

Logo depois, Shearer explodiu quando jogou pelo Blackburn Rovers, sendo fundamental para o clube ser campeão da Premier League na temporada 1994/95. No entanto, passou a maior parte da sua carreira no Newcastle, onde se tornou o maior jogador da história do clube e também o artilheiro recorde da Premier League com 260 gols, marca indiscutível até hoje.

Individualmente, o jogador ganhou diversos prêmios, como a Chuteira de Ouro da Premier League três vezes, sendo o Futebolista Inglês do Ano da PFA duas vezes e foi para o Hall da Fama do Futebol Inglês em 2004.

Thierry Henry – Arsenal

Foto: Divulgação / Getty Imagens

Disparadamente conhecido como o melhor jogador que disputou o Campeonato Inglês, o francês Thierry Henry marcou o futebol inglês com sua habilidade. Assim, desde então, não se viu ninguém que chegasse ao seu nível.

O atacante passou oito temporadas vestindo a camisa dos Gunners, onde jogou 377 jogos e marcou 228 gols. Além disso, ganhou sete troféus nesse período.

Individualmente, ganhou inúmeras premiações. Enfim, sua passagem pelo Arsenal chegou ao fim em 2006, deixando uma herança histórica na Inglaterra. Não à toa, o jogador ganhou uma estátua nos arredores do Emirates Stadium e entrou no Hall da Fama da Premier League.

Jogadores que merecem serem lembrados:

  1. Andy Cole;
  2. Gary Neville;
  3. Paul Scholes;
  4. Ruud Van Nistelrooy;
  5. John Terry;
  6. Sol Campbell;
  7. David Silva;
  8. Peter Cech;
  9. Roy Kane;
  10. Dennis Bergkamp;

* A lista acima não levou em conta jogadores que ainda estão jogando a Premier League. 

Foto destaque: Divulgação / Liverpool