Os 5 jovens jogadores que marcaram na Premier League

Algumas caras conhecidas integram a nossa lista

1
476
Wayne Rooney (Dez, 2002)
Crédito Shaun Botterill Getty Images

Uma das sensações da Premier League 2019/2020, Mason Greenwood anotou 10 gols na última edição da liga. O primeiro deles foi marcado no dia 24 de novembro (de 2019), contra o Sheffield United, aos 18 anos um mês e 24 de idade. Desse modo, o atacante do Manchester United passou a integrar o top-20 dos jogadores mais novos a balançar as redes na história da Premier League.

Ainda assim, Greenwood não é quem lidera o parâmetro dentre os atuais jogadores da Premier League. Um dos nomes que está à frente dele é o de Raheem Sterling, que marcou seu primeiro gol na elite inglesa aos 17 anos 10 meses e 12 dias, em 20 de outubro de 2012.

Além disso, ambos podem vir a ser ultrapassados no quesito nesta temporada – por Harvey Elliot, do Liverpool, que completa 18 anos em 4 de março de 2021. Nesse sentido, é pensando nisso que a PL Brasil destaca agora o atual top-5 dos jovens jogadores a marcar na Premier League, desde a criação do torneio.

Os 5 jogadores mais jovens a marcar na Premier League

Leia mais: 6 jovens que Klopp pode encaixar na rotação do Liverpool

QUAL É O MAIOR TIME FORA DO BIG SIX?

5 – Michael Owen

mais jovens
Michael Owen marca em sua estreia contra o Wimbledon (Hulton Archive/Getty)

Cria das categorias de base do Liverpool, Michael Owen totalizou 150 gols em 326 partidas na Premier League, incluídas suas passagens por Newcastle e Manchester United. Pelos Reds, marcou logo em sua estreia, em maio de 1997, aos 17 anos quatro meses e 22 dias. Em síntese, saindo do banco de reservas, descontou para a equipe na derrota por 2 a 1 diante do Wimblendon.

Na sequência, conquistada a titularidade, liderou a artilharia do campeonato por dois anos consecutivos, embora fosse um dos jogadores mais jovens da Premier League.

4 – Cesc Fàbregas 

mais jovens
Fàbregas marca o seu primeiro gol contra o Blackburn (Carl de Souza/AFP/Getty)

nico jogador não nascido na Inglaterra a figurar na lista, Cesc Fàbregas foi um dos maiores destaques do Arsenal entre 2004 e 2011, logo depois de ter sido contratado junto ao Barcelona com status de promessa.

Apesar de ser mais lembrado por dar assistências do que por balançar as redes, Fàbregas marcou o primeiro de seus 50 gols no campeonato inglês logo em sua terceira partida. O tento foi registrado em vitória por 3 a 0 sobre o Blackburn, em Highbury, no momento em que tinha 17 anos três meses e 21 dias.

3 – Wayne Rooney

mais jovens
Rooney celebra o seu primeiro tento contra o Arsenal (Mike Finn-Kelcey/Sport/Getty)

Nascido em Liverpool e fruto das categorias de base do Everton, Wayne Rooney se destacou desde as equipes juvenis com uma grande promessa do futebol inglês. Em meio a isso, chegou ao time principal dos Toffes na temporada 2002/2003, ainda alternando titularidade e reserva.

Nesse ínterim, balançou as redes pela primeira vez na Premier League em sua nona partida no campeonato, em 19 de outubro de 2002. O feito foi por meio de um gol decisivo em vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal, nos minutos finais. À época com 16 anos 11 meses e 25 dias, ainda estava longe de se tornar o segundo maior artilheiro na história da competição, com 208 gols.

Leia mais: 5 artilheiros da Premier League que você não lembrava

2 – James Milner

mais jovens
Milner em ação contra o Sunderland (Gary M. Prior/Sport/Getty)

Acostumado a jogar como lateral ou meio-campista, James Milner naturalmente não tem uma média elevada de gols na Premier League. Com efeito, são apenas 55 tentos em 538 partidas do único nome da lista ainda em atividade na primeira divisão inglesa.

Contudo, no início de carreira, no Leeds, foram necessários menos de 90 minutos em campo para alcançar seu primeiro gol como profissional. Isso porque, na rodada de Boxing Day de 2002, aos 16 anos 11 meses e 22 dias, Milner marcou na vitória sobre o Sunderland, por 2 a 1, no Estádio da Luz. E ele voltaria a balançar as redes logo após o feito, na rodada seguinte, em Elland Road, contra o Chelsea.

Leia mais: Leeds United: os títulos e artilheiros da história dos Whites

1 – James Vaughan

mais jovens
Vaughan marca o seu primeiro gol contra o Palace (Christopher Lee/Sport/Getty)

Hoje com 23 anos e atualmente defendendo o Tranmere Rovers, com o qual disputa a League Two, James Vaughan já passou por 12 clubes do futebol inglês. Contudo, nunca atingiu grande destaque na primeira divisão nacional nacional, acumulando mais aparições na Championship e na League One do que na Premier League.

Ainda assim, foram 52 partidas na elite inglesa, por Everton e Norwich, e um total de sete gols marcados, todos pelos Toffes, seu clube formador. Aliás, o primeiro deles foi logo em sua estreia como jogador profissional, em abril de 2005, aos 16 anos oito meses e 27 dias. Na ocasião, seu gol foi responsável por fechar a goleada por 4 a 0 sobre o Crystal Palace, em Goodison Park.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.