Conheça a incrível origem dos apelidos dos maiores clubes ingleses

Diabos Vermelhos? Águias? Vem conhecer melhor essa história!

0
1387
O-Manchester-United-é-um-dos-clubes-mais-famosos-da-Premier-League-e-seu-apelido-chama-atenção-de-fãs-e-adversários-Catherine-Ivill-Getty-Images.jpg
Catherine Ivill/Getty Images

Premier League é repleta de equipes com décadas de história. Seus apelidos muitas vezes atravessam gerações de torcedores e marcam os clubes para sempre, mas nem sempre os torcedores sabem de onde eles vieram. Nesse artigo, será possível conhecer a incrível e muitas vezes inesperada origem dos apelidos de alguns dos maiores clubes ingleses de todos os tempos.

Arsenal

Hoje em dia, o Arsenal conta com um dos apelidos mais famosos e instantaneamente reconhecíveis de toda a Premier League. Fundado por um grupo de trabalhadores de uma fábrica de armamentos chamada Woolwich Arsenal Armament Factory, o clube recebeu o apelido de Gunners – “artilheiros”, em português – justamente pela sua origem. A indústria bélica, muito forte na época, virou uma inspiração tanto para o apelido, quanto na presença de canhões no escudo do time.
.
Em seus 133 anos de história, o Arsenal justificou o apelido diversas vezes. Elencos com grande poderio ofensivo são para sempre lembrados em Londres, fazendo os Gunners ainda conquistarem uma legião internacional de torcedores que inclui até mesmo nomes famosos.

Aston Villa

Assim como ocorre no poker, muitas vezes os apelidos mais famosos dos competidores estão relacionados a traços característicos. O Aston Villa é outra equipe que contou com diversos apelidos ao longo dos anos, mas por motivos diferentes. Os principais foram Lions (Leões) devido ao leão do uniforme e Villans (Vilas) devido ao fato de que o estádio do clube foi construído em um local que costumava ser uma tradicional vila.

Outros apelidos incluem The Villa (A Vila) e Claret and Blue (Vinho e Azul), em homenagem às cores do time.

O-Chelsea-é-uma-das-esquipes-mais-bem-sucedidas-da-história-da-Premier-League-Steve-Bardens-Getty-Images.jpg
Steve Bardens/Getty Images

Chelsea

Fundado no início do século passado em Fulham, o Chelsea logo se tornou um dos clubes ingleses com o maior número de torcedores. Desde esse início há mais de cem anos, a equipe sempre manteve a cor de uniforme azul e o mesmo mascote, um leão que também é azul.

Toda essa consistência também pode ser encontrada no seu apelido Blues (Azuis) que sempre acompanhou a equipe desde sua origem e até hoje é um dos apelidos mais famosos e reconhecidos em todo o mundo.

Liverpool

De forma semelhante ao Chelsea, o Liverpool também conta com um apelido baseado na cor. Entretanto, a cor da equipe nem sempre foi a mesma.

Apesar de fundado em 1892, o clube só começaria a utilizar seu famoso uniforme vermelho dois anos depois, quando resolveu trocar a cor de azul para vermelho.

Até 1964, o time usava camisa vermelha e short branco, quando o técnico Bill Shankly decidiu alterar para um uniforme todo vermelho. Segundo Shankly, a mudança acabou realizada para aumentar a presença de campo da equipe e colocar medo nos adversários. Parece que a estratégia funcionou e o Liverpool ficou conhecido como Reds (Vermelhos) desde a sua passagem pelo clube.

Vale mencionar que, em 2020, o time conquistou o Campeonato Inglês pela primeira vez em 30 anos, fato que fez com que o clube ficasse atrás apenas do Manchester United em número de conquistas – foi o primeiro título dos Reds na era Premier League.

Manchester City

O Manchester City ganhou os apelidos “Citizens” e “Sky Blues”. Citizens significa “Cidadãos” em português e remete ao nome do clube: Manchester City. Criado em 1880, o time foi fundado por membros de uma igreja na região de Gorton.
.
Já “Sky Blues” significa “Azuis Celestes” e também homenageia as raízes do time, já que essa é a principal cor utilizada nos uniformes da agremiação ao longo dos anos.

Manchester United

Poucas pessoas sabem, mas os Red Devils (Diabos Vermelhos), apelido que hoje está conectado de forma intrínseca e irrevogável ao Manchester United, na verdade tem sua origem no rúgbi.

Em meados de 1930, o melhor clube de rúgbi da Inglaterra era o Salford Rugby Club, equipe de Manchester. Quando o Manchester United disputou uma partida na França, o time brilhou tanto que foi chamado pelos locais de Les Diables Rouges (Diabos Vermelhos).

O famoso técnico Matt Busby ficou tão feliz com o apelido e a comparação com a temida equipe de rúgbi inglesa que adotou o nome e o Manchester United ficou conhecido por Red Devils desde então.

Tottenham

O apelido do Tottenham é originário de fora das quatro linhas. O clube ganhou a alcunha por causa de Henry “Hotspur” Percy, personagem de “History of King Henry the Fourth” escrito por William Shakespeare.

A obra relata um personagem que possuía terras nas proximidades do que viriam a ser as dependências do clube. Além disso, este gostava de usar esporas – spurs, em inglês – em seus calçados, utilizando-as até nos galos de briga, figura carimbada no escudo do time. A alcunha é apenas uma abreviação de “Hotspur”, criada pelos torcedores da equipe.

Não há posts para exibir