A Premier League é repleta de equipes com décadas de história. Seus apelidos muitas vezes atravessam gerações de torcedores e marcam os clubes para sempre, mas nem sempre os torcedores sabem de onde eles vieram. Nesse artigo, será possível conhecer a incrível e muitas vezes inesperada origem dos apelidos de alguns dos maiores clubes ingleses de todos os tempos.
Arsenal
Hoje em dia, o Arsenal conta com um dos apelidos mais famosos e instantaneamente reconhecíveis de toda a Premier League. Fundado por um grupo de trabalhadores de uma fábrica de armamentos chamada Woolwich Arsenal Armament Factory, o clube recebeu o apelido de Gunners — “artilheiros”, em português – justamente pela sua origem. A indústria bélica, muito forte na época, virou uma inspiração tanto para o apelido, quanto na presença de canhões no escudo do time.
.
Em seus 133 anos de história, o Arsenal justificou o apelido diversas vezes.
Aston Villa
Assim como ocorre no poker, muitas vezes os apelidos mais famosos dos competidores estão relacionados a traços característicos. O Aston Villa é outra equipe que contou com diversos apelidos ao longo dos anos, mas por motivos diferentes. Os principais foram Lions (Leões) devido ao leão do uniforme e Villans (Vilas) devido ao fato de que o estádio do clube foi construído em um local que costumava ser uma tradicional vila.
Outros apelidos incluem The Villa (A Vila) e Claret and Blue (Vinho e Azul), em homenagem às cores do time.
Chelsea
Fundado no início do século passado em Fulham, o Chelsea logo se tornou um dos clubes ingleses com o maior número de torcedores. Desde esse início há mais de cem anos, a equipe sempre manteve a cor de uniforme azul e o mesmo mascote, um leão que também é azul.
Toda essa consistência também pode ser encontrada no seu apelido Blues (Azuis) que sempre acompanhou a equipe desde sua origem e até hoje é um dos apelidos mais famosos e reconhecidos em todo o mundo.
Liverpool
De forma semelhante ao Chelsea, o Liverpool também conta com um apelido baseado na cor. Entretanto, a cor da equipe nem sempre foi a mesma.
Apesar de fundado em 1892, o clube só começaria a utilizar seu famoso uniforme vermelho dois anos depois, quando resolveu trocar a cor de azul para vermelho.
Até 1964, o time usava camisa vermelha e short branco, quando o técnico Bill Shankly decidiu alterar para um uniforme todo vermelho. Segundo Shankly, a mudança acabou realizada para aumentar a presença de campo da equipe e colocar medo nos adversários. Parece que a estratégia funcionou e o Liverpool ficou conhecido como Reds (Vermelhos) desde a sua passagem pelo clube.
Vale mencionar que, em 2020, o time conquistou o Campeonato Inglês pela primeira vez em 30 anos, fato que fez com que o clube ficasse atrás apenas do Manchester United em número de conquistas – foi o primeiro título dos Reds na era Premier League.
Manchester City
O Manchester City ganhou os apelidos “Citizens” e “Sky Blues”. Citizens significa “Cidadãos” em português e remete ao nome do clube: Manchester City. Criado em 1880, o time foi fundado por membros de uma igreja na região de Gorton.
.
Já “Sky Blues” significa “Azuis Celestes” e também homenageia as raízes do time, já que essa é a principal cor utilizada nos uniformes da agremiação ao longo dos anos.
Manchester United
Poucas pessoas sabem, mas os Red Devils (Diabos Vermelhos), apelido que hoje está conectado de forma intrínseca e irrevogável ao Manchester United, na verdade tem sua origem no rúgbi.
Em meados de 1930, o melhor clube de rúgbi da Inglaterra era o Salford Rugby Club, equipe de Manchester. Quando o Manchester United disputou uma partida na França, o time brilhou tanto que foi chamado pelos locais de Les Diables Rouges (Diabos Vermelhos).
O famoso técnico Matt Busby ficou tão feliz com o apelido e a comparação com a temida equipe de rúgbi inglesa que adotou o nome e o Manchester United ficou conhecido por Red Devils desde então.
Tottenham
O apelido do Tottenham é originário de fora das quatro linhas. O clube ganhou a alcunha por causa de Henry “Hotspur” Percy, personagem de “History of King Henry the Fourth” escrito por William Shakespeare.
A obra relata um personagem que possuía terras nas proximidades do que viriam a ser as dependências do clube. Além disso, este gostava de usar esporas — spurs, em inglês — em seus calçados, utilizando-as até nos galos de briga, figura carimbada no escudo do time. A alcunha é apenas uma abreviação de “Hotspur”, criada pelos torcedores da equipe.