O goleiro Andre Onana, do Manchester United, chegou ao clube no ano passado com status de um dos melhores do mundo na posição. Demorou para se adaptar e, apesar dos bons momentos, foi muito criticado.
Preparando-se para a nova temporada, o camaronês, que ficou famoso em Ajax e Inter de Milão pelo seu jogo agressivo e arriscado com os pés, deu um recado que pode preocupar a torcida: vai se arriscar ainda mais.
Onana ousado no Manchester United
Desde que se juntou ao clube, o goleiro proporcionou aos torcedores alguns momentos de apreensão. E enquanto alguns podem preferir uma abordagem mais cautelosa, o jogador de 28 anos promete continuar assumindo riscos nesta temporada.
— É assim que eu sou. E é isso que vocês vão ver nesta temporada porque vou assumir muitos riscos. Posso dizer agora, estejam preparados, porque vai ser assim nesta temporada, acreditem em mim — disse rindo durante uma entrevista em Los Angeles, onde o clube faz pré-temporada.
Ele justifica a forma de jogar com o sucesso de grandes equipes no futebol. Segundo ele, os melhores times se arriscam e são recompensados, e essa é a ideia com seu estilo:
— Construindo a partir da defesa, lendo o jogo, sabendo quando desafiar um contra um, ou quando a oposição pressiona com três ou quatro. É sobre reconhecer essas situações e tomar as melhores decisões para o time. Estou pronto para assumir essa responsabilidade e acredito que posso lidar com isso.
As declarações curiosas vêm depois de um ano em que o goleiro cometeu erros em jogos da Champions League e chegou dizendo que era o melhor goleiro do mundo.
As críticas da torcida
Adaptar-se à Premier League se mostrou uma tarefa desafiadora para o camaronês. Desde então, ele admitiu que levou seis meses para se sentir confortável no clube.
— É justo receber críticas quando você é um jogador do Manchester United e o time não vence. Faz parte do trabalho. E vindo aqui como o melhor goleiro do mundo, é normal que as pessoas esperem muito de mim.
Ainda que tenha sido criticado, o goleiro revelou que os torcedores também lhe mostraram muito amor. “Às vezes, as críticas são boas porque te forçam a refletir sobre seus erros. Então eu levo positivamente”.
Ele também chegou em um momento complexo envolvendo De Gea, ídolo do clube que deixou Old Trafford pela porta dos fundos. O espanhol aceitou abaixar o salário para renovar, mas o clube não ofereceu uma extensão.