Em má fase, Onana pode ser punido pela Fifa e virar desfalque no Manchester United

2 minutos de leitura

Apesar de uma recente melhora, o goleiro André Onana voltou a ser alvo de críticas no Manchester United após falhar diante do Galatasaray, na última quarta-feira (29), pela Champions League. O que está ruim pode piorar, e o camaronês corre risco de receber uma punição da Fifa nas próximas semanas.

Essa possível sanção aconteceria em um episódio envolvendo a seleção de Camarões e a Copa Africana de Nações, marcada para entre janeiro e fevereiro de 2024. A participação do goleiro no evento está sob risco.

Qual punição Onana pode receber da Fifa?

André Onana vem cogitando negar a convocação à seleção camaronesa e abdicar da disputa do torneio continental. Isso aconteceria em uma tentativa do goleiro de se concentrar mais no Manchester United, principalmente depois do começo complicado. Ele custou 55 milhões de euros (R$ 297 milhões) junto à Inter de Milão e já tomou 33 gols em 20 jogos.

Recentemente, o arqueiro vem sendo alvo de críticas e já se cogita oportunizar Altay Bayındır, goleiro turco contratado pelos Red Devils no mercado da bola para a reserva. O ex-Fenerbahçe tem ganhado força na Inglaterra e algumas correntes defendem sua titularidade neste momento.

Contudo, Onana pode ser desfalque no Manchester United mesmo se negar a convocação por Camarões. O “The Sun” revelou uma regra da Fifa que impede que os atletas joguem pelos clubes durante o período enquanto estejam convocados por suas convocações, exceto em caso de acordo entre as partes.

O que a Fifa diz sobre a situação?

Um jogador que tenha sido convocado pela sua federação para uma das suas equipas representativas não tem, salvo acordo em contrário da federação relevante, o direito de jogar pelo clube no qual está inscrito durante o período para o qual ele foi libertado ou deveria ter sido libertado de acordo com as disposições deste anexo, acrescido de um período adicional de cinco dias.

Os jogos que Onana pode desfalcar o Manchester United

A Copa Africana de Nações está marcada para começar no dia 13 de janeiro. A final da competição é prevista para o dia 11 de fevereiro. Caso Camarões chegue à grande final, Onana pode ficar fora de até quatro jogos do Manchester United na Premier League.

  • x Tottenham (C)
  • x Wolverhampton (F)
  • x West Ham (C)
  • x Aston Villa (F)

Em entrevista recente, o técnico Erik Ten Hag demonstrou ter confiança em Altay Bayındır e indicou que ele deve ter sua chance em breve. O turco ainda não estreou pelo clube inglês.

— Estamos muito satisfeitos com o Altay que está muito bem, só tem que ter paciência. Se ele trabalhar bem e continuar seu progresso, terá sua chance e terá que aproveitá-la–, avaliou.

Além de Onana e Bayindir, o Manchester United conta com o veterano Tom Heaton como opção para o gol.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.