Por que o Old Trafford é chamado de Teatro dos Sonhos?

4 minutos de leitura

O Old Trafford, casa do Manchester United, é um dos estádios mais icônicos do futebol mundial. Localizado em uma região de Manchester que leva o mesmo nome, o Old Trafford é o segundo maior da Inglaterra — o primeiro é o estádio Wembley –, com capacidade para 74.994 torcedores.

Fundado em 1910, a casa dos Red Devils também tem a alcunha de Teatro dos Sonhos. Você sabe por que o estádio do United recebeu esse apelido?

Por que o apelido do Old Trafford é Teatro dos Sonhos?

A origemdo apelido está relacionada a um dos maiores ídolos da torcida dos Red Devils: Sir Bobby Charlton. O ex-jogador, que morreu em outubro de 2023, aos 86 anos, revelou o segredo em uma entrevista ao site oficial do clube concedida em 22 de março de 2016.

O ídolo e multicampeão contou que ouviu a expressão pela primeira vez de um repórter do jornal “The Times” que era seu amigo. Depois, ele escutou mais uma pessoa se referindo ao estádio dessa forma em outra ocasião. Por isso, ele decidiu “entrar na onda” e o apelido acabou pegando.

— Geoffrey Green, um grande amigo meu, era jornalista do ‘The Times' e veio me entrevistar após um grande jogo. Tenho certeza que ele disse ‘Teatro dos Sonhos' quando se referiu ao Old Trafford — ele era muito romântico! Então eu vi que alguém utilizou mais uma vez a expressão e eu passei a chamá-lo também de Teatro dos Sonhos. É muito legal por ele realmente ser um teatro dos sonhos. É maravilhoso ver as pessoas assim que elas chegam ao estádio e perceberem tudo aquilo.

bobby charlton mural old traffors
Torcedores do Manchester United em frente ao mural de Sir Bobby Charlton no Old Trafford (Foto: Icon sport)

Em algum momento da história, Bobby Charlton aproveitou para usar a seguinte frase: “Este é o clube de futebol do Manchester United, este é o teatro dos sonhos”. Ela foi publicada no livro “Soccer”, publicado por John Riley em 1987, o que também ajudou a popularizar o termo.

Por ter se tornado palco de grandes jogos e títulos na história dos Red Devils, o termo Teatro dos Sonhos acabou ligado também à mística de ser um espaço “onde os sonhos se realizam”.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.