Quantas vezes o Manchester City foi campeão da Premier League?

4 minutos de leitura

O Manchester City tem sido um clubes mais vencedores do futebol inglês desde que foi comprado pelo xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, dos Emirados Árabes, em setembro de 2008. Antes da venda, os Citizens tinham apenas dois títulos de Campeonato Inglês, nas temporadas 1936/37, 1967/68.

A partir de 2011, os Blue Skys embalaram uma série de conquistas. Foram seis títulos da Premier League em 10 anos: 2011/12, 2013/14, 2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22.

Quantos títulos de Campeonato Inglês tem o Manchester City?

No total, portanto, são 8 títulos de Campeonato Inglês. Destes, seis foram conquistados na era da Premier League. Os números colocam o Manchester City como o 5º maior campeão inglês, atrás de Everton, Arsenal, Liverpool e Manchester United.

Era Guardiola

Desde que Pep Guardiola chegou ao lado azul de Manchester, no início da temporada 2016/17, foram quatro títulos conquistados em seis edições de Premier League disputadas.

Nesta temporada 2022/23, a equipe busca o terceiro título consecutivo. Na última temporada, o Manchester City conquistou a taça com 93 pontos e 29 vitórias, seis empates e três derrotas. O time de Guardiola marcou 99 e sofreu apenas 26. É a 29º taça da história da equipe, que ainda busca o maior sonho, que é a Champions League.

A pressão para a conquista do título internacional faz o City continuar o projeto ao lado de Guardiola e buscar novos jogadores. Se por um lado, nomes como, Gabriel Jesus e Sterling deixaram o clube, o time garantiu a contratação da estrela norueguesa, Erling Haaland por cerca de 60 Milhões.

Kevin de Bruyne foi o principal artilheiro do time, com 15 gols e Gabriel Jesus, o principal assistente, com oito passes à gol. O goleiro Ederson também leva a luva de ouro, com o menor número de gols à sofrer.

Na última partida, dentro do Etihad, a equipe saiu perdendo por 2 x 0, mas conseguiu virara a partida em menos de 15 minutos, para 3 x 2, com dois gols do ídolo Gundogan. Foi a coroação do grande trabalho do time comandado pelo treinador espanhol.

Foto destaque: Reprodução/MCFC

Robert Ferreira
Robert Ferreira

Sou o Robert! Fiz jornalismo para vivenciar histórias, estar dentro dos fatos e o principal, ter acesso a verdade, sempre! O esporte sempre esteve na minha vida, e unir a escrita com o futebol seria é o ideal de vida. Escrevi para redação do jornal universitário além de atuar fortemente nas redes sociais com posicionamentos sobre cultura negra. Sujeito calmo com o objetivo de ganhar o mundo!