A forte declaração de Ancelotti sobre saída de Odegaard do Real Madrid

5 minutos de leitura

O futebol tem muitas idas, vindas, encontros e desencontros. O destino deu um jeito de colocar Martin Odegaard no lado oposto ao do Real Madrid quatro anos depois que o meia deixou o Santiago Bernabéu para defender o Arsenal.

Odegaard registra 40 gols e 34 assistências em 187 jogos com a camisa dos Gunners. O tempo e protagonismo também o levaram a assumir a braçadeira de capitão do time, e as boas exibições não passaram despercebidas por Ancelotti, seu antigo comandante.

O italiano elogiou Odegaard às vésperas de Arsenal x Real Madrid na Champions League e relembrou a passagem do norueguês na equipe espanhola. Ele chegou aos Los Blancos para defender o Castilla, time B, em 2015, aos 16 anos.

Odegaard era talentoso aos 16, quando estava aqui no Real Madrid, assim como é excelente agora. Não tinha espaço para ele provar a qualidade dele. Ele decidiu ir para outro lugar pela chance de jogar. Ele foi a um dos melhores clubes da Champions League –, afirmou Ancelotti em entrevista coletiva.

Na época, o meia era uma joia cobiçada pelo desempenho exibido no Strømsgodset, mas o italiano o via como um jogador “para o futuro”. A admissão foi feita pelo próprio treinador no livro Quiet Leadership, publicado em 2016.

“Ele (Odegaard) pode se tornar o melhor do mundo depois que eu for embora, mas não estou interessado na contratação porque ele não é importante para o meu trabalho. (…) Ele está sendo contratado para o futuro”, escreveu Ancelotti.

Se o presidente (Florentino Perez) decidir que, para um exercício de Relações Públicas, ele precisa que um garoto norueguês jogue três partidas no time principal, então eu darei um jeito de fazer isso –, relatou o técnico em outro trecho.

Martin Odegaard com a camisa do Real Madrid
Martin Odegaard com a camisa do Real Madrid (Foto: Dreamstime/Imago)

Odegaard fez apenas um jogo no Real Madrid antes de Ancelotti sair, em maio de 2015. No total, participou de 62 partidas do Castilla, mas esteve em apenas 11 embates na equipe principal.

Ele foi emprestado a Heerenveen, Vitesse e Real Sociedad antes de desembarcar no Emirates Stadium em janeiro de 2021, também em caráter de empréstimo.

Odegaard aprecia processo

O contrato do norueguês com os Gunners era de seis meses, mas o desempenho agradou e o clube o comprou em definitivo ao término do período. Agora com 26 anos, Odegaard encara o antigo clube com mais experiência e sem arrependimentos. O jogo começa às 16h (de Brasília) no Emirates Stadium, em Londres.

“Ir para Madri foi uma coisa boa para mim. Aprendi muito sobre o que é preciso para chegar ao topo. Assisti, treinei e aprendi com os melhores jogadores do mundo. Aprendi a ser forte e encarar desafios. Faz parte de quem eu sou agora. É a razão para eu estar aqui hoje”, afirmou ele ao “The Players' Tribune”.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.