O que esperar de Steve Bruce no Newcastle?

Diretoria do Magpies promoveu mudança significativa no comando técnico do time

0
253
O que esperar de Steve Bruce no Newcastle?

Após um período de indefinições e com dois técnicos interinos comandarem a pré-temporada, o Newcastle apostou em Steve Bruce.

A sua transferência para o clube do nordeste inglês foi bastante polêmica, mas prazerosa para o treinador, que realiza o sonho de comandar o seu time de infância.

A PL Brasil conta como se deu a transferência de Bruce para o Newcastle e o que se espera do trabalho do experiente técnico que volta à Premier League depois de algumas temporadas.

Leia mais: Conheça Joelinton, a contratação mais cara da história do Newcastle

A saída de Rafa Benítez

(Foto: Getty)

Não era novidade para ninguém que o relacionamento do então técnico do Newcastle, Rafael Benítez, com o dono do clube, Mike Ashley, era completamente desgastada. Tudo por conta da falta de investimentos no elenco, nas categorias de bases e pela falta de melhorias no centro de treinamento.

A negociação para a renovação de Benítez se arrastou por meses, tudo devido a uma possibilidade de Mike Ashley vender o clube para um grupo árabe comandado pelo sheik Khaled Bin Zayded Al Nahyan, o que acabou não ocorrendo pois este não comprovou seus fundos para a Premier League.

Além de todos esses fatos, o técnico espanhol queria contar com o atacante venezuelano Salomon Rondón em seu elenco para a próxima temporada, mas o clube não demonstrou interesse em comprá-lo por conta de sua idade, além do fato de que o atacante pedia um aumento salarial que não interessava aos Magpies.

Com isso, Rafael Benítez não seguiu no clube e isso desencadeou uma imensa frustração no torcedor. Cerca de 10 mil sócios não renovaram o seus planos para a próxima temporada e a tendência que a média de público no St James' Park seja menor em 2019/20.

Em uma entrevista para o seu blog, o técnico espanhol que acabou sendo anunciado pelo Dalian Yifang, da China, contou que, em sua primeira semana de trabalho, encontrou o dono do clube mais vezes do que em três anos de Newcastle, o que deixou o torcedor ainda mais revoltado com Mike Ashley.

Leia mais: Quem é Sean Longstaff, a promessa do Newcastle que esteve no radar da Inglaterra

Negociação com Steve Bruce causa ira nas torcidas de Newcastle e Sheffield Wednesday

Steve Bruce deixou o Sheffield Wednesday de forma bastante polêmica. (Foto: Getty)

Depois da especulação de alguns nomes, o Newcastle definiu que o seu principal alvo seria o técnico Steve Bruce. Até então, ele estava treinando o Sheffield Wednesday, clube que disputa a Championship.

O treinador demonstrou um enorme interesse em comandar os Magpies, mas para o clube de Sheffield liberar o treinador, o Newcastle teria que pagar uma compensação financeira no valor de quatro milhões de libras. Bruce estava fazendo um bom trabalho no clube e a equipe de Hillsborough não iria liberá-lo facilmente.

Só que no dia 17 de julho, o Newcastle anunciou oficialmente a contratação do técnico, o que pegou o torcedor e a diretoria do Sheffield Wednesday de surpesa, já que nenhuma multa havia sido paga.

O Sheffield, quase que imediatamente, entrou com as devidas ações legais na Premier League e chegou até a oferecer um acordo para o Newcastle, dizendo que as acusações seriam retiradas se o clube emprestasse dois de seus jogadores para os Owls.

Os nomes pedidos foram do lateral esquerdo Achraf Lazaar e do meio-campista Rolando Aarons, que jogaram por empréstimo na temporada de 2018/19 no Sheffield Wednesday, mas nada disso foi acertado ainda.

O que esperar do estilo de jogo de Steve Bruce?

Joelinton Newcastle destacada
O atacante brasileiro Joelinton é o primeiro reforço da era Steve Bruce no Newcastle. (Foto: Reprodução/Newcastle United)

O Newcastle tenta buscar a confiança de seu torcedor com reforços. Por enquanto, o clube só anunciou a contratação do atacante brasileiro Joelinton, de 22 anos, que estava no Hoffenheim pelo valor recorde de 40 milhões de libras.

O estilo de jogo de Rafael Benítez e Steve Bruce são bem diferentes em diversos aspectos, apesar de que ambos pregam um estilo de jogo mais defensivo. Com o espanhol, o Newcastle jogava sem a posse da bola, mas realizava um bom toque de bola quando tinha ela nos pés.

Já o técnico Steve Bruce usa e abusa das bolas longas e do jogo aéreo, o que coloca a pressão em Joelinton, que terá que superar os seus limites em campo e será bastante acionado durante os jogos. Os seus resultados nos últimos clubes colocam em dúvida se ele terá sucesso no clube.

Leia mais: 7 jovens para ficar de olho na próxima temporada da Premier League

Bruce até teve bons momentos no Hull City. Ele conseguiu o acesso automático do clube para a Premier League em sua primeira temporada. Além disso, levou os Tigers para a final da FA Cup de 2013/2014. Mas o seu trabalho no Aston Villa acabou sendo muito questionável.

No Newcastle, Bruce não tem uma missão fácil. Além de contar com um time frágil por conta das perdas de Ayoze Pérez e Salomon Rondón, os artilheiros do Newcastle da última temporada, o técnico não terá o apoio do torcedor no começo da temporada. Dessa forma, terá que conquistar essa confiança aos poucos.

Para isso, a chegada de reforços é extremamente necessária. O último nome a ser especulado foi o do winger francês Allan Saint-Maximin, que atua pelo Nice. Os Magpies já tiveram uma proposta na casa dos 15 milhões de libras recusada. O clube francês pede 20 milhões pelo jogador.

O Newcastle é, de fato, um time para ficar atento nessa temporada, mas pelo lado negativo e como um dos favoritos ao rebaixamento.

Leia mais: Por que a melhor torcida da Inglaterra é a visitante?

Não há posts para exibir