O que é hat trick? Veja o significado em português, origem e tradução

4 minutos de leitura

Um jogador faz três gols na mesma partida. O narrador informa que com entusiasmo que fulano “marcou um hat-trick!”. E então, a dúvida paira: afinal, de onde veio a expressão? O termo ganhou popularidade no Brasil e tem sido cada vez mais utilizado nos debates.

Afinal, o que é hat-trick?

O termo hat-trick é utilizado quando um jogador marca três gols em uma partida (Sem contar na disputa de pênaltis). Não existe uma tradução literal para o português. Os antigos diriam que o jogador fez “barba, cabelo e bigode” ao marcar três gols. Também pode ser utilizada a expressão “triplete”. 

Exemplo em uma frase: O atacante Sergio Aguero anotou um hat trick na goleada do Manchester City sobre o Watford, neste domingo.

Origem do termo

A origem da expressão não começou no futebol, mas sim no críquete, esporte criado também na Inglaterra. Foi usado pela primeira vez em 1858, para definir a atuação de H. H. Stephenson, que marcou três wickets em três deliveries consecutivos.

Empolgados com a atuação, os torcedores se reuniram para fazer uma vaquinha e compraram um chapéu (“hat” em inglês) como presente a Stephenson. Como “hat” significa chapéu, e “trick” pode ser traduzido como “truque”, a expressão também remete a truques de mágica, como tirar o coelho da cartola. 

Hat-trick em outras modalidades

O termo também é usado em outros esportes, como no automobilismo. O hat-trick acontece quando o piloto garante a pole-position, faz a melhor volta e vence a prova.

Leia mais: Dicionário do futebol inglês: traduzimos 40 expressões para você entender

Curiosidades

  • O primeiro da era Premier League foi anotado por Eric Cantona, na goleada do Leeds sobre o Tottenham por 5 a 0, em 1992
  • O atacante Sergio Aguero é o recordista na era Premier League, com 12. Alan Shearer, com 11, é o vice-líder, à frente de Robbie Fowler, com nove.
  • Em maio de 2015, o senegalês Sadio Mané, atuando pelo Southampton, marcou o hat trick mais rápido da era Premier League, em apenas dois minutos e 56 segundos
  • O “hat trick perfeito” é quando um atleta anota um gol com o pé direito, um com o pé esquerdo e outro de cabeça.
  • Brace é o termo para designar quando um jogador marca dois gols em uma partida (4 gols = poker; 5 gols = quintuple)
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]