O primeiro título de Copa da Inglaterra do Manchester United

Herói do título quase ficou fora da grande decisão do torneio

0
192
O primeiro título de Copa da Inglaterra do Manchester United
Foto: Pinterest

O Manchester United é um dos maiores vencedores da Copa da Inglaterra, com 12 títulos. Os Diabos Vermelhos só ficam atrás do Arsenal, com 13 conquistas. E sabe quando o maior campeão inglês venceu pela primeira vez a competição mais antiga do mundo? Em 1909.

No dia 24 de abril de 1909, no estádio do Crystal Palace, com cerca de 71 mil torcedores, o United venceu o Bristol City por 1 a 0 e venceu a sua primeira Copa da Inglaterra. Quer saber como foi essa conquista? A PL Brasil faz uma viagem no tempo e relembra!

Leia mais: Quais reforços o Manchester City precisa para a próxima temporada?

Caminho até a final

Time campeão. Foto: Pinterest

A caminhada do Manchester United rumo ao primeiro título da Copa da Inglaterra começou no dia 16 de janeiro de 1909, diante do Brighton, no Bank Street, estádio que os Diabos Vermelhos mandavam seus jogos até a construção do famoso Old Trafford, em 1910.

E num jogo apertado e com apenas oito mil pessoas, o United venceu o Brighton por 1 a 0. O gol que classificou os Diabos Vermelhos para a próxima fase foi marcado pelo atacante Harold Halse.

Na fase seguinte, o adversário seria o Everton. E em outro jogo apertado, o atacante Harold Halse apareceu mais uma vez para marcar e colocar o Manchester United nas oitavas de final da Copa da Inglaterra, onde o clube enfrentaria o Blackburn Rovers.

Diante do Blackburn, uma partida tranquila. O United aplicou um 6 a 1 com autoridade, em que os atacantes Sandy Turnbull e Jimmy Turnbull marcaram três gols cada. Sandy era uma das referências daquele elenco, tendo em vista que cinco anos antes tinha sido campeão da mesma Copa da Inglaterra, atuando pelo Manchester City.

O adversário das quartas de final seria o Burnley. E o United jogaria fora dos seus domínios pela primeira vez na competição. Em uma partida dificílima, os Diabos Vermelhos venceram por 3 a 2 e avançaram a semifinal do torneio. Os gols da peleja foram marcados por Jimmy Turnbull (2) e Harold Halse.

O adversário da semifinal seria o Newcastle. A partida foi disputada no Bramall Lane, em Sheffield, e contou com cerca de 40 mil torcedores. E com mais um gol salvador de Harold Halse, o United bateu os Maggies por 1 a 0 e avançou a grande decisão, onde enfrentaria o Bristol City.

A grande decisão

Programa de pré jogo da final. Foto: Flickr

A grande decisão da Copa da Inglaterra de 1909 seria decidida no estádio de Crystal Palace, em Londres. O local era palco das decisões na época. A final colocou frente e frente Manchester United x Bristol City.

O primeiro chegava com muita moral na decisão. Havia sido campeão inglês na temporada anterior. O segundo tinha como motivação o último confronto entre as equipes, onde o Bristol venceu o United por 1 a 0 duas semanas antes da final.

Pelo lado do United, um título significava muita coisa, levando em consideração que o Manchester City já havia sido campeão cinco anos antes. E o peso de ser campeão da Copa da Inglaterra era muito grande.

Uma das curiosidades dessa final: o atacante Sandy Turnbull, uma das referências desse elenco, estava machucado e era dúvida para a partida. Entretanto, no dia da decisão, foi até o treinador do United, Ernest Mangnall, e o convenceu de que poderia jogar.

Com cerca de 71 mil torcedores, o palco estava pronto para a grande final. E aos 22 minutos da primeira etapa, o destino sorri para Sandy Turnbull. O esforço para estar em campo valeu a pena.

Leia mais: O primeiro título de Copa da Inglaterra do Arsenal 

Isso porque o atacante do United Harold Halse finalizou e a bola acabou indo na trave. No rebote, sobrou para Turnbull, que não desperdiçou e abriu o placar, fazendo o gol do título!

A partida foi reiniciada e o United teve outras chances de marcar, especialmente em jogadas com Billy Meredith, que acabou sendo escolhido o melhor jogador da partida. Com um sistema defensivo bastante sólido e que só tomou apenas três gols na competição, os Diabos Vermelhos suportaram bem a pressão.

Com o apito final, muita festa. Sandy Turnbull, que quase fica de fora do jogo, acabou entrando para o seleto ramo dos jogadores decisivos. Um desfecho espetacular.

Na volta para Manchester, um desfile com muita gente na rua. O United finalmente era campeão da Copa da Inglaterra.

Festa em Manchester! Foto: Getty Images