Na última temporada da Premier League, o Leicester City conseguiu alcançar a quinta colocação e assim garantiu vaga na atual edição da Europa League. Por outro lado, ainda precisava de mais profundidade no elenco caso almejasse voos maiores, como voltar a competir com os times do Big Six pelo título do Campeonato Inglês.
Aliás, depois da conquista da PL em 2015/2016, o poder aquisitivo do Leicester sem dúvidas aumentou. No mais, o time também mudou de patamar e jogadores do mundo todo começaram ver a equipe com outros olhos, como foi o caso de Wesley Fofana, francês recém contratado pelos Foxes.
Na temporada passada, o Leicester negociou Harry Maguire com o Manchester United, o que então levou o clube ao mercado em busca de mais defensores. Além disso, Çağlar Söyüncü, que parecia ter se adaptado perfeitamente ao time, vem sofrendo com lesões. Assim, essa junção de fatores abriu espaço para o jovem Wesley Fofana mostrar que, apesar da pouca idade, tem futebol de sobra para conquistar seu espaço na PL.
Leia mais: O que leva o Leicester a ter mais um bom início de Premier League
Quem é Wesley Fofana?
Wesley Fofana nasceu em 17 de dezembro de 2000, em Marselha, na França. Atualmente, aos 20 anos de idade, representa as cores não só do Leicester mas também da seleção francesa sub-21. E o zagueiro revelado pelo Saint-Étienne fez sua estreia profissional há menos de dois anos, em maio de 2019, numa partida válida pela Ligue 1, contra o Nice.
Sua transferência para a Inglaterra alcançou a casa dos 35 milhões de euros, valor que ainda pode aumentar para 40 milhões de euros caso o defensor atinja certas metas. Ao vencer a concorrência do Milan, o Leicester estabeleceu um contrato de cinco anos com a promessa. E a contratação de Fofana superou os valores da compra de William Saliba pelo Arsenal, tornando-se, portanto, a venda mais cara da história do Saint-Étienne.
Leia mais: Os 10 clubes ingleses que mais gastaram com reforços nos últimos 5 anos
Fofana na Premier League
Apesar do pouco tempo na Inglaterra, Fofana já demonstra não ter sentido pressão na mudança de país e de competição. E chama mesmo atenção sua rápida adaptação ao estilo de futebol inglês, o que por vezes não é fácil para jovens jogadores vindo de ligas como a francesa. Além disso, outro aspecto muito importante no atual desempenho do atleta é sua capacidade física.
Pelos Foxes, o zagueiro já soma nove partidas na Premier League, além de outras seis pela Europa League. E por enquanto, se por um lado são apenas três clean sheets, por outro as performances do francês realmente impressionam. Fofana ganhou quase todos os duelos quando esteve em campo pelo Leicester e ainda demonstrou ter um extraordinário tempo de bola.
Defence ???? Attack
ft. @Wesley_Fofanaa pic.twitter.com/fGMcuR25Z5
— Leicester City (@LCFC) November 11, 2020
Ele também já se revelou um jogador versátil e que assim pode auxiliar Brendan Rodgers de várias maneiras. Até aqui, já foi utilizado de três formas diferentes pelo treinador dos Foxes. No jogo contra o Leeds esteve no meio do trio de defensores, enquanto contra Arsenal e Wolverhampton atuou pelo lado direito da linha de três zagueiros e, enfrentando o Aston Villa, também pelo lado direito, mas dessa vez formando dupla com Jonny Evans.
Portanto, mesmo com pouco tempo no time, Fofana já mostrou ao técnico Brendan Rodgers e à torcida dos Foxes que está pronto para ser referência na defesa da equipe.