O Derby County ainda tem salvação na Championship?

O Derby County ainda tem salvação na Championship?
Foto Destaque: Reprodução/Derby County

Após derrota em confronto direto, para o Barnsley, por 2 x 1, o Derby County se encontra em situação muito delicada na Championship. Mesmo que a campanha não seja tão negativa quanto a pontuação indica, o time treinado por Wayne Rooney necessita de uma reação milagrosa para permanecer na segunda divisão inglesa.

Isto é, os Rams tiveram o decréscimo de 12 pontos devido a irregularidades no fairplay financeiro. Mas, afinal, a equipe ainda tem forças para escapar do rebaixamento?

Derby County: situação no campeonato

Em resumo, o Derby é o lanterna da competição, com apenas cinco pontos. Todavia, se desconsiderarmos a punição imposta pela EFL, o time seria o 20º  colocado, com 17 pontos.

Decerto, não é nenhuma grande campanha, mas a pontuação manteria o time fora da zona de rebaixamento, com certa folga inclusive. A saber, a campanha dos Rams atualmente consiste em três vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Ademais, o Derby até vinha fazendo uma campanha digna. Só para ilustrar, até semana passada, o clube vinha com uma invencibilidade de cinco jogos. Entretanto, nos últimos dias o time sofreu duas derrotas consecutivas e viu sua situação ficar ainda mais delicada.

Derby County: O Que precisa para escapar?

A saber, na temporada passada o Derby County escapou do rebaixamento na última rodada, com 44 pontos. De acordo com a tabela das três edições anteriores da Championship, a pontuação média da primeira equipe fora da zona de rebaixamento é de 45 pontos.

Assim sendo, ainda restam 30 rodadas para os Rams atingirem essa marca. Dessa forma, um aproveitamento de cerca de 45% dos pontos disputados pode salvar a equipe.

É Possível?

Com um elenco curto e bastante limitado, devido a um embargo de contratações sofrido no início do ano, o técnico Wayne Rooney não tem muitas opções no banco de reserva. Todavia, a equipe já mostrou algumas qualidades ao longo desse campeonato. Principalmente no jogo defensivo. Só para ilustrar, com exceção dos três primeiros colocados, o Derby é a equipe que sofreu menos gols na competição.

No entanto, o desempenho na frente é bem fraco. De tal forma que a equipe marcou apenas 12 gols até o momento, números que fazem o clube ter o segundo pior ataque da Championship. Em conclusão, as esperanças de permanência passam pela melhora da ofensividade dos Rams. Isto é, mesmo sem grandes peças, cabe a Rooney tentar criar soluções para equipe marcar mais gols. Em contrapartida, também é importante manter o bom trabalho na zaga.