‘Nunca foi Neymar’: jornal critica brasileiro em baixa na Premier League

5 minutos de leitura

Um dos jogadores mais vangloriados entre 2016 e 2018 na Premier League não vive bons momentos atualmente. Trata-se de Phillippe Coutinho, que encantou a Inglaterra nos tempos de Liverpool, mas viveu de altos e baixos desde que se transferiu para o Barcelona. Agora, foi detonado na imprensa e comparado a Neymar.

O brasileiro foi um dos principais destaques da Seleção da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e até mesmo na conquista da Copa América do ano seguinte. No entanto, seu tempo no Barça foi esquecível e passou por empréstimo ao Bayer de Munique, onde foi campeão da Champions League como reserva de luxo.

“A história se repetiu uma e outra vez”, começa o jornal “Sport”, da Espanha. Impaciente, o periódico disse que o meia, contratado pelo clube catalão para ser o substituto de Neymar, jamais chegou aos pés do ex-camisa 11.

Declínio de Coutinho

Sua contratação em 2018 foi uma das mais caras da história – cerca de 135 milhões de euros no total (R$ 526 milhões na cotação da época). Ele chegou em janeiro, no meio da temporada 2017/18, e começou muito bem: foram 18 rodadas de LaLiga, com oito gols marcados e cinco assistências. Mas o declínio posterior incomoda as lembranças.

— Coutinho chega a um clube, anima com sua aparente ressurreição futebolística e, repentinamente, as luzes se apagam e seu jogo vai caindo até se tornar um suplente de luxo. Aconteceu no Barça, aconteceu no Bayern e se repetiu no Aston Villa, que tenta colocar o bom ‘Cou’ na Superliga turca após receber uma oferta do Besiktasafirma o Sport.

O periódico ressalta “o sonho de se tornar o herdeiro de Neymar” no Camp Nou, além de voltar a jogar com o ex-companheiro Luis Suárez e Lionel Messi para o meia sair de um ambiente confortável como o Liverpool.

Coutinho Barcelona
Coutinho em ação pelo Barcelona – Icon Sport

O Sport, baseado na Catalunha, mostrou sua “fúria” ao lembrar da atuação de Coutinho no 8 a 2 que o Bayern aplicou sobre o Barcelona, na Champions League de 2020/21: “Para piorar a situação, marcou dois gols e deu uma assistência contra o Barça e só precisou de 15 minutos para isso”.

“Nunca foi Neymar”

O jornal foi incisivo logo no título de sua matéria sobre o meia revelado no Vasco:

— Coutinho, a enésima prova de que nunca foi Neymar.

Enquanto Coutinho declinou, Neymar seguiu seu bom momento por bastante tempo no PSG. Foi multicampeão na França e, apesar das polêmicas e lesões, levou a equipe à final da Champions League, quando perdeu justamente para o Bayern do ex-jogador do Liverpool.

Neymar no PSG - Foto: Icon Sport
Neymar no PSG – Foto: Icon Sport

— Ele retornou ao Barça, mas logo se machucou novamente, ficando em um papel completamente residual. Em janeiro de 2022, o Barça se livrou completamente dele, vendendo-o ao Aston Villa por 20 milhões de euros. Apesar de um início fulgurante sob o comando de Steven Gerrard, ele foi gradualmente perdendo o brilho – analisou o Sport.

O camisa 10 da seleção brasileira nas últimas três Copas do Mundo participou de 195 gols em 173 jogos pelo clube parisiense – seus melhores números na carreira. No Liverpool, Coutinho participou de 99 gols em 201 jogos, média de 0,49. No Barcelona, essa média caiu para 0,35 (38 participações em 106 jogos).

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]