O Arsenal surpreendeu na reta final da janela de transferências ao contratar David Raya, goleiro destaque do Brentford, para disputar a titularidade com Ramsdale. O novo reforço foi o escolhido de Arteta para começar os dois últimos jogos, o que levantou o debate sobre a disputa pela posição.
Depois de ser titular mais uma vez pelos Gunners, agora na estreia da Champions League, na vitória por 4 a 0 diante do PSV, o goleiro de 28 anos comentou sobre a “briga” com Ramsdale, “jogou a responsabilidade” para o técnico e disse que o camisa 1 “vai ter que lutar”.
A briga de goleiros no Arsenal
Apesar de Ramsdale não ter falhado, ele deu lugar ao espanhol, que iniciou os dois últimos jogos do Arsenal, contra o Everton, na Premier League, e o PSV. Os Gunners não levaram gols nesse período.
Raya foi perguntado sobre a disputa pela titularidade depois da vitória na Champions League. Ele ficou feliz por ter tido sua chance mais rápido do que esperava:
— Nunca se sabe quando você vai jogar, e isso é a coisa mais difícil de fazer. Fazer sua estreia por um clube como o Arsenal e, obviamente, ter Aaron como colega de equipe torna um pouco mais difícil. A oportunidade veio rapidamente, mas você nunca sabe quando será e precisa estar pronto.
O espanhol também não poupou elogios ao “rival” e falou sobre sua relação: “Aaron tem sido ótimo. Ele é um grande colega de equipe, também um líder. Ele é um grande cara e um grande goleiro. Somos colegas de equipe, e isso é o mais importante”, disse.
A situação de Raya e Ramsdale
Apesar de ser “o novo titular” do Arsenal, Raya jogou a responsabilidade para Arteta sobre quem joga. Além disso, reforçou que Ramsdale tem que lutar pelo seu espaço:
— Fui escolhido para os dois últimos jogos, essa é apenas a escolha do treinador. Essa é a escolha dele, não a minha, e quando Aaron entrar, ele também terá que lutar pela equipe e pela vitória nos jogos.
Ele também comentou sobre o desejo do treinador de ter sempre dois jogadores disputando cada posição em alto nível, para que nenhum titular fique acomodado, e foi por isso que os Gunners o contrataram.
— Eu entendo, acho que esta é a primeira vez que dois goleiros de alto nível estão no mesmo time. Isso faz parte do futebol agora, e Arteta quer dois jogadores de alto nível em cada posição. É com isso que temos que trabalhar agora, e veremos o que acontece no domingo – afirmou o espanhol.
Raya chegou por empréstimo com opção de compra de 27 milhões de libras e era cobiçado por diferentes clubes da Premier League. Antes, Arteta já havia comentado sobre a disputa.
Na ocasião, o técnico disse que alguns de seus grandes arrependimentos é o de não ter trocado o goleiro em jogos em que estava perdendo, principalmente pela troca de jogadores na posição ao longo do jogo por ser um tabu no futebol.