‘Novo Militão’: Zagueiro de gigante brasileiro é comparado a craque do Real Madrid

Éder Militão chegou ao Real Madrid em 2019, com 21 anos, após passar uma temporada no Porto, e em pouco tempo encontrou seu espaço na Espanha. Criado nas categorias de base do São Paulo, o zagueiro já venceu o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Uefa, o Mundial da Fifa e a Champions League, além de ter vencido uma Copa América e participado da última Copa do Mundo com a seleção brasileira.

Por isso, chamou atenção quando a imprensa espanhola tenha comparado outro atleta brasileiro ao defensor dos Merengues. Nesta quarta-feira (20), o jornal “Marca” publicou uma matéria na qual chamava a joia de “novo Militão”.

Quem é a joia brasileira chamada de ‘novo Militão' pelos espanhóis

De acordo com o “Marca”, o futuro da defesa da seleção brasileira está nos pés de Lucas Beraldo, zagueiro do São Paulo. No time principal do tricolor paulista desde 2022, o garoto se tornou titular com apenas 19 anos, fazendo dupla com o experiente Robert Arboleda, da seleção equatoriana. O jornal destacou a “tranquilidade na condução e no passe” do Made in Cotia.

— Com a tranquilidade na condução e no passe, além da notável qualidade defensiva, o jogador já é candidato à sucessão de Thiago Silva e Marquinhos na ‘Canarinha'.

Beraldo é um dos responsáveis pela campanha do São Paulo na Copa do Brasil deste ano. O clube paulista chegou à final da competição pela primeira vez depois de 20 anos muito pela qualidade do jovem defensor.

beraldo - são paulo
Foto: Divulgação/São Paulo

— Beraldo disputou 36 partidas nesta temporada e em todas mostrou uma qualidade importante: a frieza . Além de recuperar a bola, o zagueiro de 19 anos sabe manter a posse de bola.

O paulista de Piracicaba foi chamado de “novo Militão” não apenas por ter sido formado na base do mesmo clube, mas também pelo seu “início impressionante” de carreira. No jogo de ida da final da Copa do Brasil, Beraldo realizou 12 recuperações, nove interceptações e quatro rebatidas e ganhou 85% dos duelos, de acordo com a plataforma Sofascore. E o mais impressionante: sem cometer nenhuma falta.

– E, para muitos, o jovem futebolista já mostrou mais que seu antecessor no Brasileirão. […] Lucas Beraldo continua evoluindo no futebol brasileiro, mas os clubes europeus já estão de olho no zagueiro. E a seleção brasileira também olha com atenção e esperança para uma possível estrela defensiva.

Na janela de transferências europeia, o nome de Beraldo foi ventilado pelo Monaco, da França, e alguns clubes da Premier League, entre eles o Wolverhampton. No entanto, o São Paulo desejava segurar o zagueiro até o fim do ano, de acordo com a apuração da PL Brasil, e acabou mantendo o jovem no Brasil – por enquanto.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.