Harry Kane deixou o Tottenham, mas segue como a principal arma ofensiva da seleção inglesa. No entanto, a Copa do Mundo de 2026, quando terá 33 anos, pode ser a sua última. Por isso, a Inglaterra tenta “roubar” um jovem astro.
Trata-se de Evan Ferguson, centroavante de 18 anos do Brighton. O jovem, que é irlandês com ascendência inglesa, faz um hat-trick na última rodada da Premier League, contra o Newcastle, e já tem quatro gols em quatro jogos na competição.
Ferguson pode jogar pela Inglaterra?
As regras da FIFA estabelecem que os jogadores podem trocar de nacionalidade até que tenham jogado quatro partidas competitivas por um país. Ferguson acumulou seis convocações no total para a Irlanda, mas apenas três delas foram em jogos competitivos.
Os irlandeses terão de esperar ainda mais pela quarta partida, uma vez que o jovem não foi convocado para esta Data Fifa por conta de uma lesão. E isso permite que ele troque a Irlanda pela Inglaterra.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com Jack Grealish e Declan Rice. Ambos têm ascendência irlandesa e jogaram pela seleção verde antes de se tornarem elegíveis para os Três Leões. Os dois, inclusive, estiveram nas últimas edições da Euro e da Copa do Mundo.
“O pai não deixa” jogar pela Inglaterra
No entanto, apesar do interesse inglês em fazer com que o centroavante “pule a cerca”, ele mesmo já rechaçou a possibilidade. Ele nasceu na Irlanda, jogou nas seleções de base do país e tem um pai que não aprovaria a mudanla.
— Isso não vai acontecer, não. Minha mãe é inglesa, então é aí que está a conexão. Mas eu vi alguns perguntando: ‘Será que ele vai?’ Mas posso dizer agora que é um não. Meu pai não me permitiria – disse o atacante.
Ferguson já marcou pela seleção principal da Irlanda, marcando em um amistoso contra a Letônia e em uma partida das eliminatórias para a Euro 2024 contra Gibraltar no início deste ano.
Quem é o “novo Harry Kane”?
Ferguson foi colocado pelo Tottenham como substituto a longo prazo de Kane, que foi para o Bayern de Munique, mas o Brighton já se protegeu do assédio. Segundo a “Sky Sports” noticiou em agosto, os Seagulls colocaram o preço de 100 milhões de libras no seu jovem astro.
O técnico do Brighton, Roberto De Zerbi, já rotulou Ferguson como “não sendo um jovem normal de 18 anos” e acredita que ele pode se tornar um dos “melhores atacantes da Premier League”. Ele já tem 10 gols em 24 jogos na primeira divisão inglesa.
Ferguson pelo Brighton
- 33 jogos no profissional
- 14 gols no profissional
- 4 assistências no profissional
- 39 jogos no sub-21
- 18 gols no sub-21
- 3 assistências no sub-21